Cranio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ffINTRODUÇÃO
O traumatismo crânio encefálico (TCE) é uma agressão ao cérebro, não de natureza degenerativa ou congênita, mas causada por uma força física externa, que pode produzir um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico. Pode também resultar no distúrbio do funcionamento comportamental ou emocional.Este pode ser temporário ou permanente e provocar comprometimento funcional parcial ou total, ou mau ajustamento psicológico.
O TCE pode ser provocado por acidente de trânsito (60 a 70%), quedas (20%) e outras causas mais raras como agressões e projétil de arma de fogo.

Traumatismo Craniano Encefálico .

O traumatismo crânio-encefálico é uma agressão ao cérebro provocado por um impacto oumovimentos da cabeça. O TCE pode envolver danos ao couro cabeludo, caixa craniana, encéfalo, que engloba a porção superior da medula espinhal, bulbo, tronco cerebral, cérebro e cerebelo e meninges . Podemos dizer que o TCE é um processo dinâmico, pois as seqüelas que ele deixa podem progredir e evoluir com o tempo.
Temos algumas causas mais comuns de TCE, por arma de fogo, quedas, violênciasacidentes de carros.
Exemplo de como acontece um TCE:
Pense em uma pessoa que cai de um telhado com a cabeça no. Quando a cabeça toca o chão, há aqui um efeito local, que ocorre choque de contato. Há uma deformação no crânio que pode causar fraturas e até mesmo a penetração do osso para dentro do encéfalo. Ondas de choque podem também se deslocar para outras regiões dentro do cérebro, produzindolesões nos locais que alcançam.
Algumas lesões que o TCE causa, são fraturas de crânio, as lesões intracranianas podem ser classificadas em focais ou difusas.
As lesões focais são, na maior parte das vezes, macroscópicas e localizadas em uma área determinada ,as lesões focais incluem os hematomas extradurais (ou epidurais), os hematomas subdurais, as contusões e os hematomas intracerebrais
. Já aslesões difusas são geralmente microscópicas e nelas há uma disfunção difusa do encéfalo. São lesões difusas: a lesão axonal difusa, a concussão cerebral, a edema cerebral difuso, a lesão cerebral hipóxica (pela falta de oxigênio ao cérebro) e a lesão vascular focal múltipla. Iremos explicar as lesões que consideramos mais importantes.
Hematomas extradurais (ou epidurais): É quando ocorre aformação de coágulos de sangue entre os ossos do crânio e a dura-máter, uma membrana resistente que adere à superfície interna do crânio. Eles se formam pelo rompimento de um vaso sanguíneo e estão frequentemente associados à fraturas do crânio.
|
Figura : Trauma com fratura da escama óssea temporal direita e hematoma extra-dural adjacente. Observe o aspecto heterogêneo do hematoma característicodas hemorragias ativas. |

Hematomas subdurais: São mais comuns que os epidurais, localizam-se entre a dura-máter e o cérebro, ocorrendo rompimento das veias da superfície cerebral com sangramento, podendo levar à um aumento da pressão intracraniana e morte. Podem ser agudos (até 3 dias a partir do trauma), subagudos (de 4 a 21 dias após o trauma) e crônicos (a partir de 3 semanas depois dotrauma), a pessoa após o impacto fica inconsciente, podendo haver lesões extensas do sistema nervoso central. Dependendo do tamanho do hematoma, ele deve ser removido cirurgicamente, e o prognóstico do doente vai depender do tamanho do hematoma, do tempo até chegar ao hospital e das lesões associadas.
|
Figura : TCE com hematoma subdural agudo na região temporal direita que comprime o parênquimaadjacente e apaga os sulcos corticais e as fissuras adjacentes. Observe o discreto deslocamento contra-lateral das estruturas da linha mediana. |

Lesão axonal difusa (LAD): Os mesmos movimentos bruscos de aceleração ou desaceleração da cabeça causam um esticamento e rompimento dos axônios (prolongamento dos neurônios, que tem a função de conduzir os impulsos nervosos).
Edema cerebral é...
tracking img