Atividades de bioquimica farmaceutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades - Bioquímica farmacêutica

1. A membrana plasmática seleciona a passagem de substâncias (água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, aminoácidos e sais minerais). Possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) epermite a passagem de substâncias diretamente através dela.
Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras.
No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem maisfacilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo.
Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).

2. As proteínas são os principais componentes funcionais das membranas celulares. A maioria das proteínas da membrana celular estámergulhada na camada dupla do fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, são as proteínas integrais. Outras, as proteínas periféricas, estão aderentes às extremidades de proteínas integrais. Algumas proteínas atuam no transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula. Entre estas, encontram-se glicoproteínas (proteínas ligadas a carboidratos). Algumas destas proteínas formamconexões, os fibronexos, entre o citoplasma e macromoléculas da matriz extracelular. Os grupos sangüíneos A-B-O, M-N e Rh, bem como fatores HLA, são antígenos da superfície externa da membrana.

3. As proteínas podem exercer funções importantes no organismo de todos os organismos vivos, das quais se destacam as seguintes:
Hormonal - Exercem alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura deum organismo como, por exemplo, a insulina que retira a glicose em excesso do sangue.
Defesa - Os anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas. O fibrinogênio e a trombina são outras proteínas de defesa, responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea em casosde cortes e ferimentos.
Enzimática - Enzimas são proteínas capazes de catalisar reações bioquímicas como, por exemplo, as lipases. As enzimas não reagem, são reutilizadas e são específicas. As enzimas reduzem a energia de ativação das reações químicas. A função da enzima depende diretamente de sua estrutura. Proteínas altamente especializadas e com atividade catalítica.
Condutoras de gases - Otransporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteínas como a hemoglobina e hemocianina presentes nos glóbulos vermelhos ou hemácias.

4. O transporte de substâncias que há entre as células e o meio que as circunda pode ser passivo ou ativo.
Transporte passivo: não exige consumo de energia no nível da membrana. A membrana, nesse caso, permitea livre passagem de substâncias. Em outras palavras, o fluxo de partículas é espontâneo, no sentido de igualar as concentrações do meio intracelular e intersticial. São exemplos de transporte passivo a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Transporte Ativo: Os processos ativos são aqueles que ocorrem através da membrana plasmática graças ao fornecimento de energia do metabolismocelular (gasto de ATP).

5. Difusão é a passagem de soluto da parte mais concentrada para a menos concentrada, facilitada indica que existem proteínas auxiliadoras na membrana plasmática. Transporte ativo é a passagem de soluto contra o gradiente de concentração, ou seja, da menos concentrada para a mais concentrada, com gasto energético (diferentemente da difusão). O processo ativo que...
tracking img