Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CONCEITO
A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias atividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. No entanto, numa grande indústria este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais,pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout. Pois, os custos relativos ao planeamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso.
Existem vários tipos de layoutse cada um deles se adequa a determinadas características, sendo uns mais vantajosos que outro. No planeamento do layout é necessário ter em conta todos os factores: os materiais, a maquinaria o Homem, o movimento, a espera, o serviço, a construção e a mudança, pois estes factores podem influenciar negativamente o planejamento do layout. Para estudar o planeamento do layout é necessário estudar ospadrões de fluxo nas estação de trabalho, nos departamentos e entre os departamentos. Existem procedimentos específicos para o desenvolvimento do layout, sendo o procedimento mais utilizado o SLP. No entanto o procedimento de Immer, Nadler, Apple e Reed também são importantes para o desenvolvimento do layout.
Segundo a história, a tarefa de organizar as áreas de trabalho existe desde que o homemexiste. Os primeiros layouts surgiram quando o homem executava o seu trabalho ou mesmo, quando o arquitecto planejava a sua construção. O layout, em muitos dos casos, era tão eficaz como eram as capacidades do homem e da maquinaria. Com a chegada da revolução industrial os proprietários das fábricas chegaram à conclusão de que seria mais econômico estudar a re-organização das suas fábricas. Assimsendo, começaram pela mecanização do equipamento. Com a especialização da mão-de-obra o manuseio dos materiais entre cada operação ganhou uma maior atenção. Hoje em dia, chega-se à conclusão de que os primeiros layouts não estavam completos e de que em muitos dos casos contradiziam o layout ideal. O conceito de layout ideal continua em permanente mudança . O layout pretende re-organizar da melhorforma a disposição do espaço, e para tal é necessário.
• Minimizar investimentos em equipamentos;
• Minimizar tempo de produção;
• Utilizar espaço existente da forma mais eficiente possível;
• Providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável;
• Flexibilidade nas operações;
• Diminuir custo de tratamento do material;
• Reduzir variação dos tipos de equipamentos detratamento do material;
• Melhorar processo de produção;
• Melhorar estrutura da empresa.
O que é importante ressaltar é que estocar e armazenar para muitos pode significar a mesma coisa, porém eles tem finalidade diferentes um pouco distintas, de uma maneira mais resumida pode-se dizer que: armazenar significa guardar, estocar significa disponibilizar ou por em vista algo escondido.
A maiorrelevância durante o projeto de um novo armazém se dá em vista de como será o seu layout, ou seja, como as suas áreas de armazenagens ficarão organizadas utilizando o maior espaço possível da cubagem do armazém e facilitando também a movimentação dos materiais em seu interior, e um layout ideal é aquele que busca minimizar a distância total percorrida com a movimentação eficiente dos materiais, agilizando oprocesso como um todo e com isso também minimizando o risco de ocorrência de avarias. Anexo 1

2 OBJETIVOS
O layout pretende re-organizar da melhor forma a disposição do espaço, e para tal é necessário:
• Minimizar investimentos em equipamentos;
• Minimizar tempo de produção;
• Utilizar espaço existente da forma mais eficiente possível;
• Providenciar ao operador um posto de trabalho...
tracking img