Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Administração

ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA PARA PRÁTICA DO ADMINISTRADOR

2010

ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA PARA PRÁTICA DO ADMINISTRADOR

Trabalho apresentado ao Curso Administração da disciplina Filosofia e Ética.

2010

INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre exercício crítico e reflexivo para a prática do administrador ser signficativo.Na administração é preciso agir de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso com a empresa e a comunidade.
Ética é um grupo de valores morais que dirigem a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A filosofia estuda a ética como umaciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade.
Ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranqüila.
Na administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescerdentro de uma empresa.
Na realização deste trabalho foi usado o método de pesquisa bibliográfica e foi formatado nas normas da ABNT com adequações e normas da Instituição.

DESENVOLVIMENTO

A empresa, enquanto instituição capaz de tomar decisões e como conjunto de relações humanas com uma finalidade determinada, já tem, desde seu início uma dimensão ética.
Uma éticaempresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática. E este praticar concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo.
A empresa ou entidade devem estar presentes de forma transparente ebuscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social.
A ética na administração é muito importante para um profissional, pois sua conduta faz toda a diferença dentro de uma empresa, um administrador ético fará com certeza toda a diferença dentro de uma empresa. O trabalhador ético preocupa-se com sua imagem e age com transparência eseriedade dentro de uma empresa,
Quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando um bom convívio dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir credibilidade dentro de uma empresa.

“ Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda adiferença e possui um poder de estabelecer regras do jogo. Portanto, a pessoa que possui comportamento ético ao exercer sua profissão irá não apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial , o que contribuirá e muito para que o mesmo permaneça por um longo tempo , tendo sua carreira, além de consolidada, respeitada. (http://www.rh .com.br/ler.php?cod=5100&org=1)”.Trabalhar com ética é muito importante dentro das organizações, pois assim é alcançado o sucesso de todos. É preciso que toda organização não apenas fale de ética, mas a coloque em prática, assim haverá um crescimento de todos.
Devemos lembrar sempre que, a organização é composta de pessoas, e estas são recheadas de talentos, anseios, sentimentos, idéias, inteligênciasculturais, princípios e valores, diversos e que serão estas pessoas as responsáveis por alavancar ou arruinar as organizações, portanto, pensar e trabalhar a ética dentro das organizações, tornou-se fator fundamental. Trabalhar em prol do resgate á dignidade, aos valores, aos princípios, repensando conduta e comportamento do ser humano, tomou-se imprescindível, pois, a organização irá atuar...
tracking img