Layout produtivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Layout/Arranjo Físico

Discente:
Mattheus Sehn Peronico

2012
Sumário

1. Introdução 1
2. Definiçao de layouts/arranjos fisicos 2
3. Tipos de Layouts 3
3.1. Arranjo Fisico Posicional 3
3.2. Arranjo Fisico por Processo 4
3.3. Arranjo Fisico Celular 4
3.4. Arranjo Fisico por Produto 5
3.5. Arranjo Fisico Misto 6
4.Reformulação de Arranjo Fisico 7
5. Conclusão 9
6. Referência 10

1. INTRODUÇÃO

2. DEFINIÇÃO DE LAYOUTS/ARRANJOS FÍSICOS

Arranjo físico ou layout, nada mais é do que decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. Definindo a localização física dos recursos de transformação, sendo responsável pela maneira pela qual os recursos transformados fluempelas operações. Os arranjos físicos têm como objetivo a função de minimizar os custos para a operação, que são associados com o fluxo de recursos transformados ao longo de todo processo.
A implementação de arranjos físicos podem constituir operações complexas de longa duração dependendo do tamanho dos recursos de transformações envolvidos. O rearranjo inadequado de uma operação pode causar umaparalisação no seu funcionamento, causando possíveis perdas na produção. Um arranjo improprio pode causar padrões de fluxos longos ou confusos, estoques desnecessários de materiais, longo tempo de processamento, operações inflexíveis, fluxos imprevisíveis e altos custos.

3. TIPOS DE LAYOUTS

3.1 Arranjo físico posicional

Segundo Petrônio (2005), o material permanece fixoem uma determinada posição e as maquinas se deslocam até o local executando as operações necessárias.
É também conhecido como arranjo físico de posição fixa, pois como dito a cima mantém o cliente, serviço ou produto parado, enquanto funcionários, equipamento, instalações e maquinário movem-se na medida do necessário. Um exemplo deste tipo de layout é a construção de pontes, como não é possívela movimentação da mesma o maquinário, os equipamentos e os funcionários tem que se movimentar conforme a necessidade. Outro bom exemplo encontra-se nos estaleiro. Os aviões (figura 1.1) são produtos grandes e pesados demais para se moverem com facilidade, assim, os funcionários, equipamentos e maquinários movem-se de acordo com as necessidades da fabricação.(figura 1.1)
4.2 . Arranjo físico por processo

Segundo Petrônio (2005), todos os processos e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e também operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área.
A produção é feita em série e de maneira descontínua. As máquinas são agrupadas conforme a natureza de suas operações. Os produtos, clientes einformações fluem pela operação, as necessidades e conveniências dos recursos de transformação do processo dominam a decisão do arranjo físico. Este tipo de layout assegura maior controle na operação de produtos de alta precisão. Isso possibilita que o produto se movimente através de seções especializadas. Um exemplo deste tipo de arranjo são os hospitais, onde se percebe seções altamenteespecializadas.

(figura 2.1)

3.3 Arranjo físico celular

Segundo Petrônio (2005), esse layout consiste em arranjar em um só local (a célula) maquinas de diferentes que possam fabricar o produto inteiro.
Alocamos todos os recursos necessários para a produção em locais determinados, ou seja, em células. Pode-se dizer que o arranjo celular é uma tentativa de trazer ordem para a complexidade de fluxo quecaracteriza o arranjo por processos. Um ótimo exemplo para este tipo de arranjo são as bibliotecas, onde os livros estão divididos e alocados em locais diferentes, de acordo com sua especificidade. Outro exemplo são empresas com grande variedade em produtos, necessitando separar os produtos dependendo do seu modelo, marca ou característica.

(figura 3.1)

3.4 Arranjo físico por produto...
tracking img