Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O positivismo lógico, conhecido também como neopositivismo ou empirismo lógico, foi um importante movimento do pensamento filosófico analítico. Surgiu nos anos 20 com o Círculo de Viena e tevegrande influência por mais de trinta anos. Os elementos deste movimento, unidos por uma postura radicalmente empirista e anti-metafísica (apresentada como a concepção científica do mundo), procuraramrevolucionar a filosofia através do uso dos recursos da lógica simbólica na análise da linguagem científica. Liderado por Moritz Schlick, o Círculo de Viena funcionou inicialmente como um simples grupode discussão animado pela presença de diversos filósofos e cientistas. Rudolf Carnap e Otto Neurath foram, a par de Schlick, os filósofos do Círculo que mais se destacaram. A partir de 1929, o Círculoestruturou-se com o objetivo de tornar o positivismo lógico um movimento filosófico verdadeiramente internacional.
O positivismo lógico restringiu o conhecimento à ciência e utilizouo verificacionismo para rejeitar a Metafísica não como falsa, mas como destituída de significado. A importância da ciência levou positivistas lógicos proeminentes a estudar o método científico e explorar a lógicada teoria da confirmação.

O positivismo lógico hoje em dia é desconsiderado pela maioria dos filósofos. Com base na lógica dedutiva que serve como elemento para distinção do conhecimento científico doconhecimento não científico.


Assim como o Círculo de Viena, Popper faz parte da Tendência Analítica que prioriza o aspecto metodológico no desenvolvimento científico, o também chamado contexto dejustificação. Porém, apesar da adesão comum, Popper é, talvez, o crítico imediato de tudo o que foi estabelecido no Círculo de Viena.


Em primeiro lugar, Popper não elimina a metafísica; simplesmente,assim como Kant, tenta delimitar os campos de atuação desta e da ciência. Em segundo lugar, esta delimitação ocorre pelo fato de Popper não atentar para o conceito de significação, unicamente como...
tracking img