Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS QUIXADÁ
CURSO: TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL
DISCIPLINA: NOÇÕES DE GEOLOGIA

FICHAMENTO DO CAPÍTULO 1: ESTRUTURANDO O PLANETA
PRESS Frank, Raymond Siever, John Grotzinger, Thomas H. Jordan; Para entender a Terra; 4ª edição; Editora Bookman;2006;Porto Alegre, Rio Grande do Sul

“A Terra é um lugar único, a casa de milhões de organismo,incluindo nós mesmos. Nenhum outro local que já tenhamos descoberto tem o mesmo delicado equilíbrio de condições para manter a vida. A Geologia é a ciência que estuda a Terra: como nasceu como evoluiu, como funciona e como podemos ajudar a preservar os habitáts que sustentam a vida” (Pág. 25)
“O método científico, que todo o cientista adota, é um plano geral de pesquisa baseado em observaçõesmetodológicas e experimentos.” (Pág. 26)
“Quando os cientistas propõem uma hipótese – uma tentativa de explicação baseada em dados coletados por meio de observação e experimentação -, eles a submetem à comunidade científica para que seja criticada e repetidamente testada contra novos dados. Uma hipótese que é confirmada por outros cientistas obtém credibilidade, particularmente se prediz o resultado denovos experimentos.” (Pág. 26)
“Uma hipótese que sobreviveu a repetidas mudanças e acumulou um significativo corpo de suporte experimental é elevada a condição de teoria” (Pág. 26)
“Um modelo científico é a representação de algum aspecto da natureza com base em um conjunto de hipóteses. A comparação entre as predições do modelo e as observações feitas é uma maneira eficaz de testar se ashipóteses discutidas pelo modelo são mutuamente consistentes com ele. Atualmente, os modelos costumam ser formulados em termos de programas computadorizados, que procuram simular o comportamento de sistemas por meio de cálculos numéricos. As simulações computadorizadas são importantes, por permitirem que se entendam aspectos do comportamento de sistemas de longa duração que nem os experimentoslaboratoriais sozinhos poderiam elucidar.” (Pág. 26)
“Como em muitas outras ciências, a Geologia depende de experimentos em laboratórios e simulações computacionais para descrever as propriedades físicas e químicas dos materiais terrestres e modelar os processos naturais que ocorrem na superfície no interior da Terra.” (Pág.27)
“Ela é uma ciência de campo que se fundamenta nas observações e experimentosorientados no local de origem de estudo e coletados por dispositivos de sensoriamento como o de satélites orbitais.” (Pág. 27)
“O registro geológico é a informação preservada nas rochas originadas em vários tempos da longa história da Terra. No século XVIII, o médico e geólogo escocês James Hutton antecipou um princípio histórico da Geologia que pode ser assim resumido: ” o presente é a chave dopassado”. O conceito de Hutton tornou-se conhecido como o princípio do uniformitarismo, o qual considera que os processos geológicos que vemos atuantes hoje também funcionaram de modo muito semelhante ao longo do tempo geológico.” (Pág.27)
“A busca da origem do Universo e de nossa própria e pequena parte contida nele remonta às mais antiga mitologias registradas. Atualmente, a explicação científicamais aceita é a teoria da Grande Explosão (Big Bang), a qual considera que nosso Universo começou entre 13 a 14 bilhões de anos atrás a partir de uma “explosão” cósmica. Antes desse instante, toda a matéria e energia estavam concentradas num único ponto de densidade inconcebível. Desde aquele instante, num processo que ainda continua, o Universo expandiu-se e diluiu-se para formar galáxias eestrelas” (Pág. 28)
“Em 1755, o filósofo alemão Immanuel Kant sugeriu que a origem do sistema solar poderia ser traçada pela rotação de uma nuvem de gás e poeira fina. Descobertas feitas há poucas décadas levaram os astrônomos de volta a essa antiga idéia, agora chamada de hipótese da nebulosa. Equipados com telescópios modernos, eles descobriram que o espaço exterior além do sistema solar não está...
tracking img