ESTUDO DE MELHORIAS DO LAYOUT PRODUTIVO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE VELAS

1940 palavras 8 páginas
ESTUDO DE MELHORIAS DO LAYOUT PRODUTIVO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE VELAS
Resumo
O planejamento do arranjo físico de qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, deve ser feito com bastante cuidado, pois um planejamento mal elaborado resulta em custos elevados para a empresa, e às vezes até se constitui um perigo para os trabalhadores. Este trabalho tem o objetivo de se estudar o layout atual de uma empresa de fabricação de velas, e a partir desta análise, propor melhorias e soluções, para uma melhor eficiência no processo produtivo utilizando uma metodologia. Ao final do trabalho é apresentado o novo layout.
Palavras-chave: fábrica de velas; arranjo físico; layout.
1. Introdução
Para Harmon e Peterson (1991), layout e o fluxo de praticamente todas as indústrias são imperfeitos. Como estas imperfeições não costumam ter pequeno impacto, aperfeiçoamentos do layout e fluxo de materiais nas plantas produtivas podem acarretar aumentos importantes na produtividade das empresas. De acordo com Monden (1984), a otimização do arranjo físico possibilita a eliminação de inúmeras perdas devido à movimentação e transporte de materiais, estimula o trabalho em equipe e facilita a resposta no que tange à qualidade, resultando em melhores índices de qualidade e produtividade.
2. Velas: Histórico e Apresentação
As velas mais antigas eram feitas de gordura de animais envolta em tecidos ou fibras vegetais. No Egito, os óleos com um pequeno pavio de tecido mergulhado eram muito comuns.
No século 13, na França, perpetuou-se a tradição de receber artesãos que viajavam, de casa em casa, confeccionando velas feitas de gordura de baleia. Já entre os romanos era usada a cera de abelha. Na segunda metade do século XVIII, a companhia de gás de Londres introduziu o espermacete na iluminação pública. A substância retirada dos cetáceos tinha combustão mais lenta e, claro, gerava menos custos à administração pública.
A parafina, de que são compostas as velas modernas, só apareceria em

Relacionados

  • MINTZBERG QUINN LAMPEL GHOSHAL O Processo da Estrat gia 4 ed Bookman 2006
    349963 palavras | 1400 páginas