Lavanderia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE CUIDADOS EM LAVANDERIA
Para garantir a obtenção dos melhores resultados na lavagem de nossos produtos, apresentamos o Manual de Cuidados em Lavanderia para Denins Santana Textiles.

A – CUIDADOS GERAIS
1. Solicitar à confecção informações sobre as características do tecido e eventuais orientações técnicas provenientes do fabricante do tecido das peças. 2. A quantidade de peças namáquina deve ser limitada a 30% de sua capacidade nominal (por exemplo: máquina de 100 Kg deve lavar 30 Kg por vez). 3. Nossos tecidos possuem goma natural à base de amido, assim, recomendamos para DESENGOMAGEM a utilização de enzimas alfa-amilase, a frio e de pH entre 6,5 a 7,5. OBS.: Enzimas de desengomagem a frio proporcionam menor desgaste do corante. 4. Na DESENGOMAGEM é indispensável o uso de:Deslisante: Para evitar riscos e quebraduras no tecido Antimigrante: Para evitar a migração do corante para a trama, forros de bolso e aviamentos

5. Para garantia da eficiência do processo de ESTONAGEM com Enzimas, é fundamental um rígido controle de pH e Temperatura. 6. O Tempo de Processo e o Percentual de Enzima na ESTONAGEM também devem ser rigorosamente controlados. Os processosprolongados e/ou concentrações em excesso de enzima podem ocasionar redução na resistência do tecido. 7. Verificar a concentração da enzima e condições de uso com o fabricante, antes de definir o percentual a ser utilizado na lavagem. A ação inadequada da enzima é um dos principais motivos da perda de resistência do tecido. 8. Recomendamos que Não sejam utilizadas Enzimas Ácidas para estonagem de peçasconfeccionadas com Tecidos que possuam pelo menos uma das características abaixo: Peso inferior a 10 Oz/ jd² Resinados Nestes casos, recomendamos o uso de Enzima Neutra, de preferência enzimas de ação a frio.

9. Não recomendamos o uso de pedras para ESTONAGEM de tecidos com peso entre 8 e 10 Oz/ jd². Se o padrão de lavagem exigir, orientamos a utilização de pedras gastas, observando sempre odesempenho do tecido quanto à sua resistência nos pontos críticos da peça, tais como: cantos dos bolsos, braguilhas e passantes, que são regiões com travetes. 10. Não recomendamos a utilização de pedras em tecidos abaixo de 8 Oz/ jd². 11. A temperatura de secagem deve ser de 60 a 70°C. 12.Testes prévios de lavagem devem ser realizados com o objetivo de avaliação da performance de cada artigo. 13. Paraevitar AMARELECIMENTO da peça tinta com corante índigo: Utilizar agentes sequestrantes, para evitar a ação de metais encontrados na água, tecido ou pedras Utilizar produtos com agentes anti-ozonantes para melhorar a resistência à ação de raios ultravioleta e ozônio Aplicar amaciantes que inibam a ação de amarelecimento, compatíveis com branqueadores ópticos Armazenar as peças lavadas dentro dalavanderia pelo menor tempo possível, evitando, assim, qualquer ação de vapores que contenham diferentes produtos químicos que possam atacar o corante do tecido Não estocar as peças com excesso de umidade Neutralizar adequadamente as peças Os enxágues devem ser suficientes para que não haja resíduos químicos nas peças Evitar a ação da luz sobre as peças durante sua estocagem. SUGESTÃO: Armazenar aspeças em embalagens plásticas não transparentes.

B – CUIDADOS ADICIONAIS PARA DENINS ELASTIZADOS
1. As lixas utilizadas para obtenção de efeitos Lixados devem ser delicadas e os efeitos mais suaves, para não danificarem a estrutura do tecido.
2. Puídos em artigos com elastano devem ser aplicados suavemente para não romperem o fio elastizado. 3. Deve-se observar a intensidade de aplicação doJato de Areia para que não haja rompimentos de elastano na peça. 4. Antes da utilização de Laser em tecidos com elastano, realizar testes para identificação da intensidade apropriada do laser. 5. O Prensado deve ser realizado com temperatura máxima de 140ºC para não danificar o elastano.

6. Na troca de água quente para água fria, deve-se fazer o resfriamento gradativo do banho com adição de...
tracking img