Lavanderia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA

COORDENADORIA DO CURSO DE LOGÍSTICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA







Uso da metodologia Seis Sigma no impacto da qualidade do serviço hospitalar – Estudo de Caso: Análise dos processos da lavanderia do Hospital Samaritano de Sorocaba/SP











Sabrina Rosa da Silva







Sorocaba

2011

Sabrina Rosa daSilva









Uso da metodologia Seis Sigma no impacto da qualidade do serviço hospitalar – Estudo de Caso: Análise dos processos da lavanderia do Hospital Samaritano de Sorocaba/SP





Dissertação apresentada ao Curso de Tecnologia em Logística apresentado à FATEC Sorocaba, para obtenção do título de Tecnólogo em Logística.Linha de Pesquisa: Qualidade




Orientador: Profº MSc Délvio Venanzi





Sorocaba

2011


Sabrina Rosa da Silva



Uso da metodologia Seis Sigma no impacto da qualidade do serviço hospitalar – Estudo de Caso: Análise dos processos da lavanderia do Hospital Samaritano de Sorocaba/SPDissertação apresentada ao Curso de Tecnologia em Logística apresentado à FATEC Sorocaba, para obtenção do título de Tecnólogo em Logística.




Aprovada em: 07 / 06 / 2011

__________________________

Profº MSc Délvio Venanzi - Orientador

Fatec Sorocaba



_________________________

Profº Espec. Arthur Roberto Oliveira Mandl

Fatec Sorocaba__________________________

Profº Espec. Valter de Jesus Martins

Universidade de Sorocaba



Sorocaba

2011

















































A memória de minha guerreira mãe Hermínia Prestes Rosa da Silva, ofereço esse presente que sem dúvida é fruto de seu esforço por mim.

AGRADECIMENTOSAgradeço a meus pais, pois, sem seu apoio dificilmente alcançaria a realização desse projeto.

A administração do Hospital e Maternidade Samaritano de Sorocaba que me concedeu liberdade para o estudo com a utilização das ferramentas da qualidade no processo de lavanderia hospitalar e a todos os funcionários que colaboraram com essa conquista.

As coordenadoras das lavanderiashospitalares do Hospital Unimed e do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Débora Maia e Raquel pelas visitas e idéias inovadores para o enriquecimento de meu trabalho.

Às pessoas que direta ou indiretamente serviram como base de conhecimento para o desenvolver desse trabalho, em especial ao meu orientador Profº MSc Délvio Venanzi.

Aos professores do Curso de Tecnologia em Logística da FatecSorocaba no sentido de tornar nosso aprendizado o mais eficiente possível.

Agradeço a Deus por mais essa conquista alcançada.


EPÍGRAFE



















































"Estratégia é a arte ou ciência de saber identificar e empregar meios disponíveis para atingir determinadosfins, apesar de a eles se oporem obstáculos e/ou antagonismos conhecidos."

Sun Tzu

RESUMO

Este estudo utilizou a metodologia Seis Sigma para analisar o setor de lavanderia do “Hospital e Maternidade Samaritano”, em Sorocaba/SP, com o intuito de verificar se as condições no ambiente de trabalho contribuem para a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais.O objetivo foi identificar os riscos físicos e biológicos aos quais os funcionários da lavanderia estão sujeitos durante a separação dos enxovais na “área suja” da lavanderia. A metodologia utilizada foi a Seis Sigma e respectivas ferramentas estatísticas que acompanham as fases DMAIC, como o mapeamento de todo o processo da lavanderia, através de observações assistemáticas e entrevistas...
tracking img