Lavanderia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LAVANDERIA HOSPITALAR











PORTO ALEGRE
2012
RESUMO


O processamento de roupas de serviços de saúde é uma atividade de apoio que influencia grandemente a qualidade da assistência à saúde, principalmente no que se refere à segurança e ao conforto do paciente e do trabalhador. Apesar de as atividades realizadas nesse serviço não terem sofrido grandes modificações nosúltimos anos, houve um amadurecimento em relação aos riscos existentes e à necessidade de um maior controle sanitário das atividades ali realizadas. A unidade de processamento da roupa de serviços de saúde tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço desaúde.
Ela exerce uma atividade especializada, que pode ser própria ou terceirizada, intra ou extra-serviço de saúde, devendo garantir o atendimento à demanda e a continuidade da assistência.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO................................................................................................... 4
1. LAVANDERIAHOSPITALAR........................................................................ 5
2. ASPECTOS FÍSICOS DA LAVANDERIA HOSPITALAR.............................. 6
2.1 Área suja...................................................................................................... 6
2.2 Área limpa.................................................................................................... 7
2.3Chefia........................................................................................................... 7
CONCLUSÃO..................................................................................................... 8
REFERÊNCIAS.................................................................................................. 9INTRODUÇÃO

A lavanderia hospitalar, rouparia e costura é o centro provedor de roupas para todo o hospital, sendo de suma importância para o funcionamento das diversas unidades.
Qualquer que seja a sua dimensão e capacidade deverá ser planejada, instalada, organizada e controlada com o rigor dispensado as demais unidades. A sua correta administração pressupõeboas noções de química, física e parcialmente conhecimento de assepsia.



1.LAVANDERIA HOSPITALAR


O objetivo final do serviço de lavanderia hospitalar é transformar, em quantidade estabelecida, no tempo adequado e com segurança, a roupa suja e contaminada em roupa limpa. De fato as roupas não precisam estar estéreis ao final do processo, e sim estar higienicamente limpas:livres da quantidade de microrganismos patogênicos que causam doença. Um bom sistema de processamento de roupa é fator de redução das infecções hospitalares. Estudos realizados na área de microbiologia revelaram que o processamento da roupa em um ambiente único, utilizado nas lavanderias tradicionais, propicia a recontaminação constante da roupa limpa na lavanderia. Esses estudosmostraram, ainda, que grande número de bactérias jogadas no ar, durante o processo de separação da roupa suja, contaminava todo o ambiente circundante. Tais descobertas revolucionaram a planta física da lavanderia hospitalar, bem como instalações, equipamentos e os métodos utilizados no processamento da roupa. A principal medida introduzida para o controle das infecções, foi à instalação de barreirade contaminação, que separa a lavanderia em duas áreas distinta: área limpa e área suja. Esta barreira de contaminação só é realmente eficiente se existirem as lavadoras de desinfecção, com duas portas de acesso, uma para cada área, na parede que separa a área suja/contaminada da área limpa, e se as pessoas da área contaminada não circularem nas áreas onde a roupa sai limpa. A barreira de...
tracking img