Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pré-História da antropologia

A antropologia nasce da necessidade do homem em desvendar os ministérios de povos desconhecidos. Os primeiros discursos surgem aparte de viagens realizadas pordesbravadores e missionários jesuítas, a lugares antes ignorados. Através de seus relatos sobre o comportamento e a cultura distinta de determinado povo, surge inúmeros questionamentos acerca descesgrupos.
Nesse período os religiosos traçavam critérios para saber se era conveniente atribui aos selvagens à categoria de humano, acerca dessa problemática pairava varia interrogações: Os seres descobertospertencem à humanidade? O selvagem tem alma? O pecado original lhe diz respeito?- Nos meados do século XIV surgem duas notáveis ideologias a recusa e a fascinação pelo estranho, que fica bastanteexplicito nos texto: Las Casas evidencia a cultura e a organização social desse povo. Sepulver que afirma é justo e natural que seres inferiores sejam submetidos á servidão. Pauw descreve os indígenascomo seres insensíveis, preguiçosos e covardes, e afirma “somos tentados recusar-lhes uma alma”.
Stanley em sua oratória extremamente preconceituosa compara os africanos aos “macacos de um jardimzoológico”, e Pauw expõe os negros como brutos, sem moral e sem consciência de se, e que nem mesmo a colonização será capaz de elevá-los a categoria de humanos, sendo bastante categórico ao assegurar “Onegro” nem mesmo se vê atribuído o estatuto de vegetal. “Ele cai, escreve Hegel, “para o nível de uma coisa, um objeto sem valor”.
De acordo com Léry e Montaigne a selvageria não estar na forma de vidade uma ou outra sociedade, mas sim nas atitudes indignas de um ser racional nesse caso Montaigne não errou em afirma afirmar “Podemos, portanto de fato chamá-los de bárbaros quanto às regras da razão,mas quanto a nos mesmos que os superamos em toda sorte de barbárie”. O homem deixou de ser aprendiz da natureza e passou a ser prisioneiro de suas próprias regras.
Diante do desejo inevitável de...
tracking img