Latas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Ermesinde.
Trabalho Laboratorial 1.1.
Título: Absorção e Emissão de Radiação.
Data: 18/3/2011
Bárbara Peixoto nº4, Bruno Sousa nº6, Carlos Lobo nº8, Daniel Serrado nº11 10ºD
Escola Secundária de Ermesinde.
Trabalho Laboratorial 1.1.
Título: Absorção e Emissão de Radiação.
Data: 18/3/2011
Bárbara Peixoto nº4, Bruno Sousa nº6, Carlos Lobo nº8, Daniel Serrado nº1110ºD

Absorção e Emissão de Radiação

[Física 10º Ano]



Absorção e Emissão de Radiação

[Física 10º Ano]



2- Objectivos do Trabalho
Neste trabalho prático, o nosso principal objectivo é comparar o poder de absorção de radiação visível por 3 latas de diferentes cores (preta, branca, coberta de papel de alumínio), verificando assim quanto tempo demora cada lata aatingir o equilíbrio térmico, deixando de aumentar de temperatura.
3- Fundamentos Teóricos
Material Necessário:
* 1 lata pintada de Preto;
* 1 lata pintada de Branco;
* 1 lata coberta de Papel de Alumínio;
* 1 Termómetro Checktemp ◦C (sensibilidade: 1 décima);
* Lâmpada de Incandescência de 60 W;

Equilíbrio Térmico:
Um corpo diz-se em equilíbrio térmico se não ocorrenenhuma troca de calor no seu interior, ou entre ele e a sua vizinhança.
Quando se colocam em contacto dois corpos que se encontram a temperaturas diferentes, observa-se que o corpo mais frio aquece e o corpo mais quente arrefece. De facto, o que acontece é que as partículas do corpo mais quente transferem energia às partículas do corpo mais frio. Como consequência desta transferência espontânea deenergia, a energia interna das partículas do corpo mais quente diminui, pelo que o corpo arrefece, enquanto que a energia interna das partículas do corpo mais frio aumenta, pelo que o corpo aquece, até ao momento em que a temperatura dos dois corpos se iguala. Nesse momento, cessa a transmissão de calor e o equilíbrio térmico foi atingido.
Absorção de Radiação: A luz, que é uma forma de energiaradiante, é absorvida pela superfície, aquecendo-a. Ocorre, por exemplo, nos corpos de superfície preta (corpos negros).
Reflexão de Radiação: Consiste no retorno da energia incidente para o meio de onde foi emitido, após entrar em contacto com uma superfície reflectora. Ocorre em meios “enrugados” ou em superfícies metálicas muito bem polidas (como espelhos).
Cuidados a ter:
* Verificar que asdiferentes latas estão na mesma posição relativamente à lata.
* Verificar que o termómetro não está encostado às paredes da lata.

4- Esquema de Montagem
O primeiro passo realizado foi a colocação da primeira lata em estudo (neste caso, a lata coberta por papel de alumínio) sob um suporte de papel, onde também se situava a lâmpada de incandescência utilizada. Tivemos o cuidado de marcar nopapel, a posição da lata e da lâmpada (sendo assim as mesma posições para todas as latas) para termos a certeza que os resultados possam ser comparáveis, sem a existência de erros, devido à diferente posição dos materiais em diferentes situações. Antes de iniciarmos o aquecimento, medimos a temperatura ambiente, ou seja a temperatura inicial, através da qual podemos calcular a variação datemperatura e depois inserimos o termómetro na lata, com o cuidado de ter a certeza que ele não tocaria nas paredes da lata. O próximo passo seria ligar a lâmpada de incandescência, e proceder ao aquecimento da lâmpada, anotando os valores da temperatura de minuto em minuto, até atingir o equilíbrio térmico, parando de aumentar a temperatura, com um limite máximo de 20 minutos. A seguir, repetimos osmesmos procedimentos com as latas restantes (preta e branca), tendo o cuidado de verificar que estavam na mesma posição. O último passo seria construir uma tabela e um gráfico de registo da alteração da temperatura em função do tempo para as diferentes latas.



5- Medições

Tabela da Variação da Temperatura

Intervalo de Tempo (mins) | T (◦C) da Lata com papel de Alumínio | T (◦C) da...
tracking img