Amassador de latas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O alumínio é um material capaz de ser reciclado infinitas vezes e, por isso, as embalagens e outros objetos feitos com o metal podem ser reciclados, sim. Latas de alumínio são as embalagens maisrecicladas no país. Seu índice de reciclagem, em 2008, chegou a 91,5% do total consumido. A explicação para esse alto índice é o rápido ciclo de vida das latas. "O tempo entre a aquisição, o descarte e areciclagem é muito rápido, gerando assim uma cadeia", explica Hênio de Nicola, coordenador da Comissão de reciclagem da Abal.
Diferentes embalagens, também fabricadas com o metal, não chegam aatingir o mesmo índice e o principal motivo está no modo de descarte. As embalagens de alimentos, e também o papel alumínio, são descartados com resíduos sólidos de comida, impossibilitando a reciclagem domaterial. "O ideal é que todos os consumidores sejam orientados a retirar os restos de comida e enviar para a reciclagem", alerta Fábio Caveiro, coordenador do Grupo Setorial Folhas da Abal. Por faltade conhecimento, na maioria das vezes, o descarte desse tipo de embalagens é feito no lixo convencional que, posteriormente, vai para os lixões. Logo, perdem a preciosa chance de ser recicladas.Outras embalagens igualmente acabam nos lixões. É o caso dos aerossóis e dos frascos de desodorantes, que têm o mesmo potencial das latas para serem reciclados e, no entanto, se perdem.  O motivo é omesmo: são descartados de maneira inadequada. Algumas soluções já foram pensadas para que haja uma diminuição significativa do envio dessas embalagens para os lixões; porém, ainda falta muito para quesejam realmente efetivas.
"É importante incentivar as cooperativas de reciclagem, e conscientizar também a população", destaca Caveiro. Para ele, uma das opções que pode efetivamente funcionar éincentivar locais que têm grande fluxo de pessoas, como hospitais, a fazer a pre limpeza das embalagens de comida, e a separação para reciclagem. "Só com conscientização e mobilização será possível...
tracking img