Laranja mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE
FACULDADE DE DIREITO, CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS -
FADE

Rafael Ritelhe Mata

CRIMINOLOGIA

Governador Valadares- MG
2012

RafaelRitelhe Mata

CRIMINOLOGIA

LARANJA MECÂNICA

Trabalho apresentado à disciplina de Criminologia do Curso de Direito, da UNIVALE 9º período, sob orientação do Professor GUILHERME DUTRA MARINHO CABRAL,como requisito para obtenção da aprovação parcial na respectiva disciplina.

Governador Valadares – MG
2012

O filme, conta a história de Alex, um garoto que juntamente com outros jovens da suagangue praticam roubos, espancamentos e estupros por toda Londres, Inglaterra. A história se passa em um futuro indeterminado. O protagonista Alex adota uma postura violenta por puro prazer, semfinalidade alguma, a chamada ultraviolência, o que é uma característica inerente à parte da juventude de ontem, hoje e, confirmando-se as previsões, do futuro também.
Mas, o que mais destaca é a reação doEstado às atitudes do jovem Alex. Preso e condenado por um homicídio passou ele, voluntariamente, a fazer parte de um inovador e experimental programa de ressocialização promovido pelas autoridadesjudiciais e administrativas.
Consistiu este programa em uma série de intervenções na sensibilidade do condenado, através de um método extremamente invasivo que o predispôs as graves indisposiçõesfísicas quando obrigado a deparar-se com cenas de violência de qualquer espécie. O tratamento se mostra falho e Alex retoma sua primitiva e injustificada personalidade ultraviolenta.
O que temos é umreflexo de outro mundo derivado deste nosso mundo, consequência do que consideramos correto no trato aos diferentes sendo que padrões devem ser impostos violentamente pelo Estado que os justifica comocontinentes da violência individual. É combater fogo com fogo, mas com disparidade imensa de arsenal.
Belchior em seus versos dizendo que amar e mudar as coisas são mais interessantes a ele. E tem...
tracking img