Lagoa pampulha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O Brasil é um país privilegiado por seu potencial hidrográfico. Porém, algumas vezes se faz necessário o barramento de suas águas para diversas finalidades, caracterizando a construção de reservatórios.
Uma categoria especial dessas construções são os reservatórios urbanos, que são represas, formadas na maioria das vezes, visando ao abastecimento de grandes centros ou aregularização de cheias, entre outros fins, tornando-se, em muitos casos, um importante atrativo paisagístico e de lazer.
Independente da finalidade, a construção de reservatórios acarreta a interrupção do curso natural do material sólido ao longo do curso do rio, fenômeno responsável pelo assoreamento da represa. No caso dos reservatórios urbanos, ainda existem outros dois agravantes: o despejo deresíduos industriais e poluição causada pela própria população.
O reservatório da Pampulha é um lago artificial que integra o Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte – MG e está inserido no contexto de reservatório urbano que enfrenta problemas de assoreamento, destino final de resíduos industriais e de lixo produzido pela população.
Não diferente dos outros ambientes que sofrem coma intervenção do homem, a Lagoa da Pampulha carece por cuidados, antes que ela e todo o seu ecossistema deixem de existir.











2 OBJETIVOS


2.1 Objetivo Geral

Demonstrar os efeitos causados pela intervenção humana nos processos de criação e recuperação da Lagoa da Pampulha.

2.2 Objetivos Específicos

- Identificar os fatores que contribuem para situação de degradaçãoda Lagoa da Pampulha;
- Expor as medidas que poderiam ser adotadas para conter os danos á lagoa;
- Avaliar a necessidade de controle do ambiente estudado;



















3 REFERENCIAL TEÓRICO


As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragemunindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).
As barragens são muito importantes para o mundo moderno, pois são elas que permitem que haja água potável canalizada nas grande metrópoles mundiais. Contudo, toda a zona onde a barragem e a sua albufeira se encontram e também a área circundante, por onde o rio passava, éafetada.
É por esse fato que antes de se construir uma barragem é necessário fazer estudos de impacto ambiental. Dessa forma, a barragem passa a ser também um caudal ecológico que tem como função preservar os ecossistemas já existentes no rio e as respectivas margens.
A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projeto, a construção, a exploração e aobservação.
O reservatório da Pampulha é um lago artificial que integra o Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte – MG e foi construído através de uma barragem. Porém depois de implantado o projeto e após sua construção não houve uma continuidade nas etapas fundamentais e a Lagoa sofre com diversos problemas oriundos do abandono do processo.
Dezesseis anos após sua inauguração em 1938 abarragem foi rompida, causando danos ás construções e instalações urbanas.
A razão teórica do rompimento seria a erosão interna dos caminhos de percolação da água no corpo da barragem e o emperramento da comporta do vertedouro, que não permitiram o alívio da pressão da água.
A reconstrução da barragem iniciou-se no mesmo ano de sua ruptura, em 1954 e foi concluída e reinaugurada em 1958.Perante esta situação, a nova barragem foi cuidadosamente projetada e reconstruída, levando em consideração o volume de água a ser represado e as razões teóricas que levaram ao rompimento da barragem anterior.
Porém, um sistema de controle operacional deveria ter sido implantado imediatamente após sua reinauguração.
O projeto inicial do reservatório tinha como finalidade principal o abastecimento...
tracking img