Planejamento eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- FRASE, ORAÇÃO E PERÍODOFraseFrase é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita: ideias | emoções | ordens | apelos |
  A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para asituação em que é utilizada.Exemplos:O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.Observação: a frase que não possui verbo denomina-se Frase Nominal.Na língua falada, a frase é caracterizada pela entoação, que indica nitidamente seu início e seu fim. A entoação pode vir acompanhada por gestos,  expressões do rosto, do olhar, além deser complementada pela situação em que o falante se encontra. Esses fatos contribuem para que frequentemente surjam frases muito simples, formadas por apenas uma  palavra. Observe:Rua!
Ai!Essas palavras, dotadas de entoação própria, e acompanhadas de gestos peculiares, são suficientes para satisfazer suas necessidades expressivas.Na língua escrita, a entoação é representada pelos sinais depontuação, os quais procuram sugerir a melodia frasal. Desaparecendo a situação viva, o contexto é fornecido pelo próprio texto, o que acaba tornando necessário que as frases escritas sejam linguisticamente mais completas. Essa maior complexidade linguística leva a frase a obedecer as regras gerais da língua. Portanto, a organização e a ordenação dos elementos formadores da frase devem seguir ospadrões da língua. Por isso é que:As meninas estavam alegres.constitui uma frase, enquanto:Alegres meninas estavam as.não é considerada uma frase da língua portuguesa.Tipos de FrasesMuitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, nafrase "Que educação!", usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro, a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz.A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção,etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases. Veja:Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos previsível, de acordo com o sentido que transmitem. São elas:a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode serdireta ou indireta.Você aceita um copo de suco?  (Interrogação direta)
Desejo saber se você aceita um copo de suco. (Interrogação indireta)b) Frases Imperativas:  ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou  faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. Faça-o entrar no carro! (Afirmativa)
Não faça isso. (Negativa)
Dê-me uma ajudinhacom isso! (Afirmativa)c) Frases Exclamativas:  nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente  prolongada.Por Exemplo: Que prova difícil!
É uma delícia esse bolo!d) Frases Declarativas:  ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.Obrigaram o rapaz a sair.(Afirmativa)
Ela não está em casa. (Negativa)e) Frases Optativas:  são usadas para exprimir um desejo. Por Exemplo:Deus te acompanhe!
Bons ventos o levem! De acordo com a construção, as frases classificam-se em:Frase Nominal: é a frase construída sem verbos.Exemplos: Fogo!
Cuidado!
Belo serviço o seu!
Trabalho digno desse feirante.Frase Verbal: é a frase construída com verbo.Por Exemplo: O sol...
tracking img