Laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Descreva resumidamente a fisiologia e a fisiopatogênia da composição dos liquidos: Sinovial, Ascito e Pleural.

Liquido Sinovial: é um ultrafiltrado imperfeito do plasma combinado com ácido hialurônico, produzido pelas células sinciciais.Iôns pequenos e moleculas como a glicose e a uréia atravessam facilmente até o espaço articular, por isso possuem concentrções similares as plasmática, noentanto , moléculas grandes estão ausentes ou são observadas apenas traços. A reabsrção é realizada pelos vasos linfaticos e independem do tamanho, o liquido sinovial atua como lubrificante e adesivo e fornece nutrientes para a cartilagem articular avascular.

Fisiopatogênia: A presença do liquido sinovial pode ocorrer devido ao processo de deposição de cristais no tecido articular, os eventosmais comuns envolvem tipicamente a gota de urato. Resposta inflamatória á deposição dos cristais e referida como artrite gotosa. Os tipos mais comuns de cristais endogenos responsáveis pela artrite gotosa são urato monossodico monoidratado (gota urica), pirofosfato de calcio diidratado (gota de pirofosfato, condrocalcinose ou “pseudogota”) apatita e outros fosfatos de cálcio básico e oxalato decálcio (gota de oxalato) e lipideos (gota lipidica). Entre outas doenças, podemos citar a doença Auto-Imune (Artrite Reumatoide;Idiopatica Juvenil); Infecções: Bacteriana; Fungica (Artrite Septica.); Doença de Still.

Liquido Peural: Esse é um ultrafiltrado plasmático derivado dos capilares da pleura parietal(externa). Ele é produzido continuamente numa taxa que depende de pressão hdrostáticacapilar, pressão oncótica plasmática e permeabilidade capilar. O liquido pleural é reabsorvido pelos linfáticos e vênulas da pleura visceral.Um acumulo de liquido é denominado de efusão ( derrame), a qual é resultante de um desequilibrio entre a produção de liquido e sua reabsorção. Nas cavidades pleural, pericárdio e peritoneal, esses acúmulos são conhecidos como efusão serosas.

Fisiopatogênia:derrame pleural na TB expressa o processo inflamatório de hipersensibilidade tardia do tipo IV (imunidade mediada por células), resultante da presença do bacilo ou de antígenos do M. tuberculosis no espaço pleural. Esses bacilos ou antígenos podem entrar no espaço pleural após ruptura de foco caseoso pulmonar na região subpleural, por contigüidade da lesão pulmonar, por ruptura de gângliomediastinal ou por via hematogênica/linfática.

A presença do bacilo ou do antígeno do M. tuberculosis no espaço pleural provoca afluxo de células do compartimento sangüíneo. Nas primeiras 24 horas há o aumento de neutrófilos, seguido do recrutamento das diferentes populações de monócitos-macrófagos. Os neutrófilos são predominantes de início, havendo posteriormente predomínio de linfócitos. A liberaçãolocal de citocinas representa um mecanismo importante no recrutamento da população celular envolvida na resposta inflamatória, com ação direta nas células mesoteliais e no endotélio vascular. As células mesoteliais ativadas são envolvidas na regulação do afluxo celular, na liberação de óxido nítrico, no balanço da coagulação e fibrinólise, na proliferação celular e na fibrogênese. As alteraçõesdescritas direcionam o influxo de líquido, proteínas e células inflamatórias para o espaço pleural.

Fisiologia:

Liquido Ascitico (Peritoneal): Normalmente existe cerca de 50ml de liquido presente no espaço potencial revestido por mesotélio e que representa a cavida peritoneal.Como o liquido pleural e o pericardio e o liquido peritoneal é produzido como ultrafiltrado do plasma que é depedenteda permeabilidade vascular e das forças hidrostástica e oncótica de Starling. um paciente como uma efusão peritoneal é considerado como sendo portador de uma ascite e o liquido é conhecido como liquido ascito.

Fisiopatogênia:

Umas das doenças que pode alterar o liquido peritoneal: A ascite que é uma condição muitifatorial, onde diversas alterações causadas pela doença hepática se somam e...
tracking img