Lab de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]
Centro de Tecnologia - CTEC

Engenharia Civil






















Laboratório de Química Geral
Separação de misturas
















Alunos - Ewerton de Oliveira Tavares

Max Deivid Lima de Macedo

Roberto Pontes Andion

Professor - Sandovânio Ferreira de Lima



Maceió - AL, Abril de 2010.[pic][pic]

Laboratório de Química 1
Prática 01: Separação de misturas










































Maceió - AL, Abril de 2010.




Índice

Pg

Introdução_____________________________________________________________ 4

Método experimental ____________________________________________________ 5

Resultados _____________________________________________________________ 6

Conclusão _____________________________________________________________ 7

Referencias Bibliográficas ________________________________________________ 71. Introdução

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.

Para a separação dos componentes de uma mistura,. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamosum conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.

A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água,enquanto a areia não se dissolve.

Às vezes a separação é fácil, principalmente com misturas heterogêneas, em que os componentes são visíveis a olho nu. Nas misturas homogêneas, o processo é mais difícil. Alguns processos de separação como catação, peneiração, levigação, ventilação, filtração, decantação, centrifugação, cromatografia , etc

Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, énecessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.



[pic]



Objetivos

Efetuar a separação dos diversos tipos de misturas.
















2. Método Experimental

Metodologia

Reagentes: CuSO4.5H2O; H2O; óleo; areia; éter etílico, tinta de caneta.

Equipamentos emateriais: balança semi-analitica; papel, papel de filtro, pisseta; látex.

Vidrarias: vidro de relógio; bastão de vidro; copo de béquer; balão volumétrico de 100 mL; proveta; funil de decantação; erlemayer; balão de saída lateral; condensador; tela de amianto; bico de bunsen ou similar; funil.

Experimento

i) Separação de uma mistura heterogênea (sólido-líquido): Com um vidro de relógio,pese 10 gramas de areia. Transfira para um copo de béquer, adicione 100 mL de H2O medido com uma proveta e 10 gramas de NaCl. Prepare um sistema de filtração e efetue a separação da mistura heterogênea.

Depois de filtrada a solução, levar a areia retida no papel de filtro para a estufa, sobre o vidro de relógio, para secagem completa, e a água recolhida com um béquer deve ser levada para achapa aquecedora (até ebulição), a fim de separar o cloreto de sódio da água; em seguida levar à estufa para secagem completa. Depois de totalmente seco, pesar a massa do sistema béquer - cloreto de sódio em balança analítica para a verificação da massa do cloreto.




ii) Separação de líquidos imiscíveis (líquido-líquido): Pegue uma proveta e meça exatos 10 mL de água destilada. Transfira para...
tracking img