Quimica lab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a finalidade de se efetuar uma filtração e como ela pode ser efetuada?
R: A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelosseus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.

2. Cite três tipos de filtração explicando quais as diferenças entre cada uma, relacionando as vantagens e as desvantagens de cada tipo de filtração...
R: Filtração Simples: Utiliza-se um funil simples em que foi adaptado um cone de papel de filtro. Inicialmente umedece-se o papel com uma pequena quantidade de solvente comque está trabalhando. Efetua-se a filtração, tomando o cuidado de não encher o papel de filtro até a borda. Os últimos traços do sólido são transferidos para o papel de filtro com o auxílio de jatos de solventes, utilizando uma pisseta. Lava-se o sólido com pequenas porções do solvente. Quando se deseja efetuar uma filtração mais rápida utiliza-se papel pregueado, que apresenta maior áreafiltrante. Algumas vezes é necessário filtrar uma solução a quente. Nestes casos, pode-se utilizar um aquecedor de funil de paredes duplas, no interior do qual circula água quente ou então filtrar em pequenas porções como na filtração, simples, mantendo sempre em ebulição a solução a ser filtrada. Tem a vantagem de ser uma filtração mais econômica e muito simples de se fazer, porém é um processo maisdemorado e menos eficiente que a filtração à vácuo e à quente.
Filtração à Vácuo: Utiliza-se um frasco Kitassato, provido de um funil de Buckner, que, por sua vez, são conectados a uma trompa d’água, através da saída lateral do frasco. Corta-se um círculo de papel de filtro, cujo diâmetro deve ser 1 a 2mm menor de que o diâmetro interno do funil. Coloca-se o papel no funil de modo a cobrir osseus orifícios sem, entretanto, chegar até as paredes do mesmo. Liga-se a trompa de água. Umedece-se o papel de filtro com o solvente e efetua-se a filtração. Terminada esta, abre-se a entrada de ar do frasco kitassato, antes de fechar a torneira da trompa de água. Este tipo de filtração tem vantagens sobre a filtração simples, por ser mais rápida e por deixar menor quantidade de impurezas esolvente no sólido.
Filtração à quente: Quando a solubilidade permitir, a filtragem à quente é preferível, por reduzir a viscosidade do líquido.Nas filtrações à quente, evita-se o contato do papel de filtro com as paredes do funil que resfriam o conjunto filtrante. Por isso, depois de feito o cone do papel, suas paredes são dobradas em pregas e aquece-se previamente o conjunto com água quente. Hátambém filtros com camisa de vapor e neste caso o papel filtro é adaptado como nos casos comuns. Filtração A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente olíquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.O nome dado á substância que passou pelo filtro é “filtrado”. O filtro é feito de fibras interlaçadas, formando uma peneira microscópica. Num aspirador de pó, o filtro é utilizado para separar as partículas sólidas (poeira) do ar. Tem a vantagem de ser um processo super eficiente na remoção de quaisquermateriais não dissolvidos, que iriam contaminar o material recristalizado.
3. Quais os tipos de papel de filtro?
R: Filtros de leito poroso granular
Filtros prensa
Filtros de lâminas
Filtros contínuos rotativos
Filtros especiais

4. Que fatores influem na escolha do papel do filtro, quando se realiza as operações de filtração em laboratório?
R: Diversos são os fatores que devem...
tracking img