La bella

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Algodão Mocó?
O algodão mocó do Seridó
Em 1880, começou o plantio regular do algodão mocó, porém a partir de 1897 é que se generalizou o plantio dessa variedade na zona seridoense.
Existem opiniões divergentes acerca da origem do algodão mocó no sertão do Rio Grande do Norte. Alguns afirmam que o algodão é nativo da região, iniciando-se nos serrotes da Serra da Formiga em Caicó. Outrosdefendem a tese que veio do Egito para a Paraíba e daí para o nosso Estado. Existe ainda uma terceira versão de que surgiu por um processo de hibridação com o algodoeiro nativo.
Existem dois tipos de algodoeiro: o arbóreo e o herbáceo. O herbáceo de menor porte e vida lenta; o arbóreo de porte maior produz economicamente durante cinco ou seis anos, podendo viver até os vinte anos. O algodão mocó arbóreoprefere temperaturas mais altas e baixas umidades.
Mesmo com o clima semi-árido do Sertão, o algodoeiro mocó se adaptou favoravelmente no semi-árido. Sobrevive nos períodos de seca, devido ao comprimento de suas raízes que adentram profundamente no solo. Dizem que o gado levou o homem para o Seridó, mas foi o algodão que o fixou na região.
No Seridó o rendimento por hectare é quase 25% maiorque no Egito, onde para produção do algodão de fibra longa é necessário irrigação e sua produção se limita a apenas um ano.
O Rio Grande do Norte ocupa o primeiro lugar em qualidade de algodão produzido. A qualidade do algodão do Seridó equipara-se aos melhores do mundo, contribuindo por mais de 100 anos como principal atividade econômica da região.
O clima seco, semi-árido, e as abundantesreservas de salitre foram fatores que proporcionaram ao algodão os elementos necessários para as grandes produtividades.
O algodão do Seridó conquistou cotações muito altas nos mercados consumidores.
As suas raízes aprofundam-se pela terra, chegando a atingir, não raro, mais de 7 metros, em busca da umidade armazenada no solo. Por essa razão, vence as secas prolongadas e mesmo durante elas continuaproduzindo em escala econômica.
Para se fazer um comparativo, o algodão egípcio Sakelarides tem uma percentagem de fibras de comprimento superior a 34 mm de 10%, enquanto o algodão mocó chega a 30%. O algodão do Seridó foi o que estimulou o desenvolvimento do polo têxtil do Estado.
Nos anos 60 e 70, a área do Estado plantada com algodão era em torno de 480 a 500 mil hectares que empregava meiomilhão de pessoas. Em 1970, assumiu o segundo lugar como produto regional e o maior produtor nacional do algodão mocó. No ano de 1972, com a seca, sofreu um declínio, superado em 1974 quando da implantação no Programa Rural Norte do Governo Federal.
A partir daí, em 1984, com o surgimento da praga do bicudo, aliado às secas, foi perdendo importância, o que ocasionou esvaziamento no meio rural doSeridó.
Atualmente, mesmo com a produção ainda não reativada depois do declínio dos anos 80, o setor têxtil do Estado consumiu 34.000 ton de algodão em 1999, consumo superado pelo Ceará (174.100 ton) e Paraíba (61.800 ton).
 

Bom saber..
O algodão na economia seridoense (1880-1915)

(Por Muirakytan K. de Macêdo – Professor do Curso de História do CERES – Campus de Caicó)
Nos sertões, aagricultura desenvolveu-se à sombra das atividades pastoris, sem se salientar como excedente para trocas comerciais consideráveis. Somente com a grande seca de 1845 foi que, com a dizimação de quase todo rebanho, as culturas agrícolas nessa área adquiriram alguma visibilidade. Nesse contexto, começa a sobressair-se o cultivo do algodão e principalmente uma variedade típica do Seridó, que ocuparia umlugar de destaque na economia estadual quando o açúcar descrevia sua curva produtiva descendente a partir da década de 1880 e seria superado pelo algodão em 1905. "O algodão não seguiu a mesma trajetória que o açúcar, pois o fim da fase áurea da exportação para o mercado externo, da década de 1860, não significou sua estagnação ou retrocesso; pelo contrário, foi em anos posteriores a essa fase que...
tracking img