Klabin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as praticas
FLORESTAS KLABIN
Pioneira na adoção do conceito de Desenvolvimento Sustentável no país, a Klabin demonstra comprometimento com a conservação dos recursos naturais em todas as suas atividades, exercendo diariamente, na prática, os princípios de sua política de sustentabilidade.
Resultado da consciência e visão conservacionista de seus primeiros dirigentes, no setorflorestal, evidencia-se a contribuição da Klabin à preservação do meio ambiente.
Em razão do manejo de suas florestas, a Klabin foi a primeira empresa brasileira a ser reconhecida pela organização internacional Rainforest Alliance como "Criadora de Tendências de Desenvolvimento Sustentável".
Para o crescimento da base florestal, importante fator de sustentabilidade de sua atividade, a Klabin atuajunto a pequenos e médios produtores rurais em Programas de Fomento Florestal. Além de economicamente viável, o fomento tem sido capaz de gerar a riqueza de forma mais ampla e compartilhada, fixando o homem no campo, distribuindo os benefícios da produção e preservando a natureza.
Com o objetivo de estimular, nas propriedades rurais, o planejamento da produção, o cumprimento da legislação ambiental,a recuperação e a conservação das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal, a empresa criou o Programa Matas Legais, em parceria com a ONG Apremavi (Associação de Proteção do Meio Ambiente e da Vida) nos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

CONTROLE AMBIENTAL
A Klabin conduz seus negócios segundo um modelo de gestão ambiental que busca harmonizar a produção industrial e apreservação dos recursos naturais. Em linha com sua Política de Sustentabilidade, adota e incentiva, entre seus colaboradores e parceiros, a prática dos 3Rs: Reduzir, Reusar e Reciclar, desenvolvendo ações para aperfeiçoar continuamente seus produtos e serviços, bem como controlar e monitorar os impactos de suas operações no meio ambiente. Assim, contribui para a construção de um futuro melhor para aspróximas gerações, e, adicionalmente, obtém ganhos com a redução de consumo de água, energia elétrica e matérias-primas. Dentro desse contexto, suas atividades são:
Emissões Atmosféricas
Atualmente, o controle das emissões atmosféricas é o principal desafio da indústria de papel e celulose. Na Klabin, esse acompanhamento tem como objetivo reduzir os materiais particulados (MP), óxidos de enxofre(SOx), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e o odor na produção de celulose (TRS), de forma a minimizar o impacto ambiental, atender à legislação ambiental e reduzir as reclamações das partes interessadas.

Efluentes Hídricos

Os principais indicadores de desempenho das estações de tratamento de efluentes das unidades industriais são a DBO5 (Demanda Bioquímica de Oxigênio) eDQO (Demanda Química de Oxigênio), definidos pela legislação ambiental e incluídos nas licenças de operação das unidades.

A Klabin atende à legislação vigente e busca superá-la, sempre que possível, reduzindo suas perdas de insumos e matérias-primas, otimizando os seus recursos e melhorando continuamente os seus processos. Dessa forma, evita e previne a poluição por meio da redução dosimpactos ambientais relacionados aos efluentes hídricos, a emissões atmosféricas e resíduos sólidos.

Resíduos Sólidos

Pioneira na adoção de uma política de sustentabilidade sócio-ambiental no Brasil, a Klabin empenha-se numa constante busca por tecnologias não-agressoras ao meio ambiente, com o objetivo de harmonizar e minimizar o impacto de suas atividades produtivas.

A modernizaçãoindustrial da Klabin converge para a adoção de tecnologias limpas na produção de celulose, papel e seus derivados. Por isso, a Organização investe regularmente em sistemas de última geração de controle de emissões hídricas e atmosféricas e na geração de resíduos sólidos, além de um monitoramento constante de todos os processos.
Consumo de água
A água é um dos principais insumos para a fabricação do...
tracking img