Keinesyanismo

2617 palavras 11 páginas
ATIVIDADE 1.

4. Com base no que vimos nesta Unidade, argumente, em cerca de duas páginas, sobre as seguintes afirmações:
a) Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda.
O Estado Keynesiano nasce a partir da crise capitalista de 1929, surgindo um Estado forte, com poderes de intervenção na ordem econômica para superar a crise capitalista; sendo o Estado o grande indutor do desenvolvimento econômico, onde o planejamento econômico deveria partir do estado, objetivando fazer investimentos públicos na produção para garantir o emprego gerar renda e consumo.
Na visão de Keynes, o mercado havia sido incapaz de organizar a exploração capitalista, cabendo assim ao Estado efetuar o papel regulatório da economia; implicando na ampliação do aparato estatal, assumindo assim a proteção social de todos os cidadãos. A forma institucional assumida por esta nova pratica passou a ser conhecidas como Estado de Bem Estar Social.
Diante da leitura realizada, podemos dizer que o Keynesianismo e o Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda, uma de caráter econômico, orientada para a reativação da estabilização da acumulação capitalista; e outra de natureza política, voltada a estabelecer a paz social; onde ambas necessitam da proteção do Estado que irá responder pelas políticas públicas, de previdência social, saúde, educação, obras públicas para geração de emprego e renda. Para elucidar nossa afirmação, cita-se, que:
O período pós-segunda guerra mundial até o início da década de 1970 ficou marcado como os anos dourados do capitalismo. Economia em franco crescimento, forte intervenção do Estado na economia, construção do Estado de Bem-Estar Social ou Estado Keynesiano. (CAMPOLINA e CROCCO, 2006).

b) Cada modelo de Estado de Bem-Estar Social, tal como elaborado por Esping-Andersen, responde a diferentes princípios de justiça e promove a inclusão social de maneira distinta.
As diferenças apresentadas por Esping-Andersen para os modelos

Relacionados

  • Economia questões
    1487 palavras | 6 páginas
  • este aqui
    5659 palavras | 23 páginas
  • Fundeb
    68721 palavras | 275 páginas