Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As necessidades humanas são ilimitadas, e, de outro lado, os recursos dispostos para a sua satisfação são limitados. Vivemos em um mundo que precisamos sempre mais e o que existe para asatisfação é sempre igual. Ou seja, os recursos são sempre limitados. Logo, nos deparamos com o fenômeno da escassez e é necessário avançar para resolver essa problema.
No atual capitalismo paradesqualificar os princípios mais elementares de justiça e solidariedade, a ganância foi validada como ambição legítima. A cobiça foi promovida a aspiração de aquisitividade. A rivalidade ganhouares respeitosos como competição pela eficiência. E a ostentação foi reconhecida como exibição da prosperidade.
Resumindo e sendo brutal: o direito ao enriquecimento seria a recompensa dos maisempreendedores, ou mais corajosos, ou mais capazes e seus herdeiros.
Sistema Capitalista:
Positivo:
Propriedade privada;
Evolução tecnológica
Negativo:
Individualismo;
Exploração doproletariado

Sistema Socialista
Positivo:
Baixa desigualdade social
Inexistência de classes sociais
Negativo:
Falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia
O governogarante o necessário para a sobrevivência das famílias.
Nota técnica: Este ensaio apoia-se essencialmente em literatura internacional. Em numerosas citações não foi possível localizar a traduçãoem português, e muitos trabalhos simplesmente não têm edições em português. De forma geral, as citações de obras estrangeiras foram traduzidas por mim, e em vários casos foi acrescentado em notade rodapé o texto original.

Saldo Negativo: Dói muito mais arrancar um cabelo de um europeu que amputar uma perna, a frio, de um africano. Passa mais fome um francês com três refeições por diaque um sudanês com um rato por semana.

É muito mais doente um alemão com gripe que um indiano com lepra. Sofre muito mais uma americana com caspa que uma iraquiana sem leite para os...
tracking img