Economia

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 20 de abril de 2013
As necessidades humanas são ilimitadas, e, de outro lado, os recursos dispostos para a sua satisfação são limitados. Vivemos em um mundo que precisamos sempre mais e o que existe para asatisfação é sempre igual. Ou seja, os recursos são sempre limitados. Logo, nos deparamos com o fenômeno da escassez e é necessário avançar para resolver essa problema.
No atual capitalismo paradesqualificar os princípios mais elementares de justiça e solidariedade, a ganância foi validada como ambição legítima. A cobiça foi promovida a aspiração de aquisitividade. A rivalidade ganhouares respeitosos como competição pela eficiência. E a ostentação foi reconhecida como exibição da prosperidade.
Resumindo e sendo brutal: o direito ao enriquecimento seria a recompensa dos maisempreendedores, ou mais corajosos, ou mais capazes e seus herdeiros.
Sistema Capitalista:
Positivo:
Propriedade privada;
Evolução tecnológica
Negativo:
Individualismo;
Exploração doproletariado

Sistema Socialista
Positivo:
Baixa desigualdade social
Inexistência de classes sociais
Negativo:
Falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia
O governogarante o necessário para a sobrevivência das famílias.
Nota técnica: Este ensaio apoia-se essencialmente em literatura internacional. Em numerosas citações não foi possível localizar a traduçãoem português, e muitos trabalhos simplesmente não têm edições em português. De forma geral, as citações de obras estrangeiras foram traduzidas por mim, e em vários casos foi acrescentado em notade rodapé o texto original.

Saldo Negativo: Dói muito mais arrancar um cabelo de um europeu que amputar uma perna, a frio, de um africano. Passa mais fome um francês com três refeições por diaque um sudanês com um rato por semana.

É muito mais doente um alemão com gripe que um indiano com lepra. Sofre muito mais uma americana com caspa que uma iraquiana sem leite para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!