Fundeb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 275 (68721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO


A construção do Projeto Político Pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico.
Ilma Passos Veiga (1996)

Opresente Projeto Político Pedagógico é resultado de uma elaboração coletiva, construído através de discussões que representam a síntese de um trabalho que procurou envolver, na sua realização, a participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar através de reuniões, grupos de estudo, investigações, seminários, palestras e simpósios realizados objetivando a busca da identidade desta Escola. Aprimeira versão deste Projeto Político Pedagógico foi realizada ao longo do ano de 2005. E desde então, vem sendo rediscutido tanto nas capacitações continuadas, como nas reuniões pedagógicas. A partir das novas discussões, que tem como finalidade refletir acerca das ações propostas, determinam-se as adequações necessárias de acordo com a realidade do Colégio Estadual Domingos Zanlorenzi.
O ProjetoPolítico Pedagógico é um documento que visa nortear todas as ações desenvolvidas na escola primando por um processo educacional de qualidade. Trata-se de um instrumento teórico-metodológico que tem como ponto de partida auxiliar-nos a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, de forma refletida, consciente e participativa.
A principal intenção deste é pensar a Escola no contexto brasileiro,pressupondo um projeto de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania, fundamentado na democracia e na justiça social, para tanto deve sofrer um processo permanente de avaliação e ajuste.
Este Projeto propõe o pensar, o projetar ações no tempo, o antecipar teoricamente a realização de atividades. Busca uma nova organização para a escola e se constitui como um desafio para a ComunidadeEscolar, pois transformar a escola é debruçar-se sobre a situação existente e, a partir dela, propor ações capazes de redimensioná-la.
As transformações pretendidas só serão possíveis com um grupo forte e coeso na construção de um trabalho coletivo comprometido com a sustentação e legitimação da escola. É na discussão e reflexão com os pares que se desenvolve o potencial de participação,cooperação, respeito mútuo e crítica para a formação de um aluno autônomo. Assim, o papel da direção é fundamental no sentido de articular e mediar à integração entre a equipe pedagógica, professores, agentes educacionais, pais, alunos e comunidade, numa visão ampla do processo educativo que ocorre na escola.
Por fim, espera-se que através deste, a Escola possa dar um salto rumo à construção de umasociedade emancipadora, atingindo o objetivo da construção de ações que, no seu conjunto, serão responsáveis pela formação de indivíduos conscientes de seu papel sócio-político.
1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: Colégio Estadual Domingos Zanlorenzi – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante.
Endereço: Rua Padre Paulo Warkocz, nº 670 - Jardim Gabineto – CIC, Curitiba/PR
E-mail:domingoszanlorenzi@gmail.com
Fone/Fax: 3373-1910
Mantenedora: Governo do Paraná
Autorização de Funcionamento: Decreto n.º 2591/76, D.O.E. 09/12/76
Reconhecimento do Estabelecimento e do Curso de 1.º Grau (Ensino Fundamental): Resolução nº 2840/81, D.O.E. 30/12/81
Reconhecimento do Curso de Auxiliar - Técnico de Contabilidade: Resolução nº 2696/97, D.O.E. 30/09/97
Reconhecimento do Ensino Médio: Resolução n.º 3796/01,D.O.E. 02/02/01
Renovação de Reconhecimento do Ensino Médio nº 874/06 – D.O.E. 15/12/10
Renovação de Reconhecimento do Ensino Fundamental – Resolução n.º 4219/04, D.O.E. 21/01/05
Renovação de Reconhecimento do Ensino Fundamental – Resolução n.º 2808/08, D.O.E. 02/10/2008.
Reconhecimento CursoTécnico Administração: Resolução 5831/08 – DOE 17/12/2013; Parecer nº 925/08.
Autorização...
tracking img