Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1Este conceito Marx "herda" de Ricardo. Para ele uma mercadoria possui primeiramente um valor de uso. Possui seguidamente um valor de troca. Os dois valores estão ligados, dado que um objeto não sevende a não ser que seja útil a alguém. E, todavia, não é possível ligar o valor de troca à utilidade, porque não é verdadeiro que uma mercadoria tenha mais valor quanto mais útil é. Sendo assim, ovalor de troca representa a quantidade de trabalho despendida na produção, conceito evidentemente equivocado, que mais tarde Marx melhora, quando precisa que o trabalho que é representado no valor detroca dos produtos é o trabalho "produtivo". Mais poderia escrever sobre o conceito de Marx sobre "trabalho" e "valor", mas seria por demais de prolixo para este fórum.

2Mais-valia é o nome dado porMarx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista.

3Modo de produção, em economia marxista, é a forma deorganização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal,manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas,etc.) Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista, Socialização fascista.

Segundo Hunt, um sistema econômico é definido pelo modo de produção no qualse basea.

4A alienação de Marx começa como sistema de divisão do trabalho, em q o trabalhador perde a noção do todo. Antes o artesão, sabia executar td o processo e podia ter o produto final, com adivisão de trabalho, os operarios só sabem fazer aquela pqna parte, ou seja parafusar, soldar, montar, etc. Assim ele se torna alienado e ainda mais, seu trabalho deveria ser, mas não é suficiente...
tracking img