Karl marx - raymond aron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educa;áo, Ciëncia e Tecnologia Campus Porto Seguro Disciplina: Sociologia do Trabalho Profa.: Ana Cristina de Sousa

KARL MARX
BIBLIOGRAFIA: ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 6. ed. São sociológico. Paulo: Martinho Fontes, 2003. QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Ed. UFMG,2003. Durkheim, Weber. Educação. DP&A, RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. RJ: DP&A, 2003.

SÉCULO XIX CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
DURKHEIM
1858-1917 Integração social Moral

WEBER
1864-1920 Racionalização Burocracia

SOCIEDADE CAPITALISTA

MARX
1818-1883 Economia Relações de produção

IDEALISMO
Séc. XIX: retorno às questões filosóficas em torno da

razão GEORG W. F. HEGEL(1770-1831)

Enfatizou a relação idéia-mundo: • as idéias que surgem na mente criam transformações no meio exterior; • o pensamento cria ação que vai modificar o mundo; • dialética idealista.

Mundo das idéias

Mundo material

Hegel

SOCIALISMO
MARX (1818-1883) e ENGELS (1820-1895)

SOCIALISMO
MARX (1818-1883) e ENGELS (1820-1895)

Surgimento de idéias socialistas pararesolver a questão de opressão do operariado

SOCIALISMO CIENTÍFICO ou MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO Não consideram o mundo material como a encarnação da “consciência”, da “idéia absoluta”, como os idealistas (≠ HEGEL). ≠

Mundo das idéias

Mundo material

Marx

Materialismo histórico
Trata-se do método de abordagem da vida social elaborado por Marx e Engels. De acordo com talconcepção, as relações materiais que os homens estabelecem, o modo como produzem seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações.

Forças produtivas / relações sociais de produção
Para Marx a raiz de uma sociedade é a forma como a produção social de bens está organizada. Esta engloba as forças produtivas e as relações sociais de produção.
• As forças produtivas são a terra, as técnicas deprodução, os instrumentos de trabalho, as matériasprimas, o maquinário, a habilidade e o saber. Enfim, as forças que contribuem para o desenvolvimento da produção. Elas representam a ação dos homens sobre a natureza. • As relações sociais de produção são os modos de organização entre os homens para a realização da produção. As atuais são capitalistas, mas como exemplo podemos citar também asescravistas e as cooperativas.

FORÇAS PRODUTIVAS

Ação dos homens sobre a natureza por meio da tecnologia, da divisão técnica do trabalho, dos processos de produção, da qualidade de seus instrumentos, das matérias-primas, de suas habilidades e saberes.
GRAU DE DOMÍNIO DO HOMEM SOBRE AS CONDIÇÕES NATURAIS.

RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO

Expressam como os homens se organizam socialmente paraproduzir. Diferentes formas de organização da produção e distribuição, de propriedade dos meios de produção, bem como suas garantias legais, constituindo-se, dessa forma, no substrato para a estruturação das classes sociais.

Modo de produção
Modo de produção = forças produtivas + relações de produção • Modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como osutiliza e os distribui. • Ex. Modos de Produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista e Comunista.

Luta de classes
A história do homem é a história da luta de classes. • Para Marx a evolução histórica se dá pelo antagonismo irreconciliável entre as classes sociais de cada sociedade. • escravista (senhores de escravos x escravos) • feudalista (senhores feudais x servos) •capitalista (burguesia x proletariado = exploração “mais valia”). • Entre as classes de cada sociedade há uma luta constante por interesses opostos, eclodindo em guerras civis (declaradas ou não).

MaisMais-Valia
Suponha que o operário leve 2h para fabricar um par de sapatos. Nesse período produz o suficiente para pagar o seu trabalho. Porém, ele permanece mais tempo na fábrica, produzindo mais de...
tracking img