Kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTA O ESPAÇO EM KANT E SUAS INFLUÊNCIAS NA DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE REGIÃO EM ALFRED HETTNER E RICHARD HARTSHORNE.
Renan Gauthier Cardoso dos Santos1
Essa nota analisará analiticamente o conceito de espaço a partir do sistema filosófico de Immanuel Kant e situar formas as quais sua produção intelectual influenciou o conceito de região a partir da produção geográfica apoiado em dois autores:Alfred Hettner e Richard Hartshorne. Utilizaremos trabalhos que indicam indícios do pensamento kantiano sobretudo a partir da História do Pensamento Geográfico, enfatizando a sistematização em torno dos aspectos/conteúdos da ciência geográfica e a condição da produção do conhecimento neste campo do saber.

INTRODUÇÃO
Immanuel Kant (1724-1804), filósofo alemão, em geral considerado um dospensadores mais influente dos tempos modernos, nasceu em Königsberg, atual Kaliningrado, em 22 de abril de 1724. Não casou nem teve filhos, falecendo em 1804 aos 80 anos. Kaliningrado, situa-se onde foi a Prússia Oriental, um território no litoral sul do Báltico, parte da Rússia desde 1946. Kant era filho de um artesão que trabalhava couro e fabricava selas. Sua mãe, de origem alemã, embora não tivesseestudo, foi uma mulher admirada pelo seu caráter e por sua inteligência natural. Ambos seus pais eram do ramo pietista da Igreja Luterana, uma subdenominação que requeria dos fieis vida simples e integral obediência à lei moral. Kant ministrou cursos de Geografia Física na Universidade de Königsberg. Acredita-se que ele foi o primeiro filósofo a introduzir essa disciplina numa universidade e areceber autorização para ministra-lá. Seu interesse pela Geografia parece ter sido devido a seu sistema filosófico no sentido de compreender o conhecimento entre fatos exteriores a nós, implicando dessa maneira a produção teórica de um conceito de espaço e proporcionando desdobramentos a partir de aspectos norteadores da Ciência Geográfica na produção de um conceito basilar.
“Sua importância érestrita ao fato de levantar questões sobre a natureza do conhecimento geográfico, conteúdo de suas aulas iniciais, pois o restante do curso, conforme relato dos que analisaram e mesmo considerando a época em que foi escrito , era um rol de afirmações incorretas, de pouca utilidade, sem contar a presença de abjetos preconceitos.” (CAMPOS 2001, p.15)

1

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografiapela UNESP Rio Claro. End. Eletrônico: renangauthier@yahoo.com.br Estudos Geográficos, Rio Claro, 7(1): 183-190, 2009 (ISSN 1678—698X) http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo

A primeira parte dessa nota mostrará sob quais aspectos o sistema filosófico de Immanuel Kant está norteado enquanto produção filosófica influente em torno dos conteúdos que envolveram aestruturação epistemológica da Geografia. Tal influência pode ser indicada sobretudo na constituição da noção de espaço que para o autor, não advém da experiência empírica e, contextualizada no processo de estruturação da ciência moderna, logo na proposição da concepção moderna de espaço2. Já a segunda parte situará os desdobramentos da produção filosófica de Kant no âmbito da constituição do conceito deregião na produção de geógrafos. Neste trabalho tomamos cuidado para selecionar a bibliografia necessária para nossa produção sobre o sistema filosófico de Kant, base do idealismo alemão, e a formulação do conceito de região a partir de dois autores: Alfred Hettner e Richard Hartshorne. A influência de Immanuel Kant no pensamento geográfico deve ser identificada a partir dos desdobramentos de seusistema filosófico a partir de um caminho proposto - o sistema filosófico do autor. Estamos cientes da complexidade do tema e das nuanças que o sistema filosófico de Kant exige enquanto desafio de leitura/entendimento das suas produções. Para tanto, deve-se atentar para a produção que faremos de modo analítico e simplificado.

O PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT
A preocupação de Kant era com um...
tracking img