Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O Sistema KANBAN, embora não seja algo novo (as primeiras implementações no Brasil datam das décadas de 80 e 90), vem sendo muito difundido e utilizado na indústria brasileiras nos últimos anos, e mais recentemente tem sido implementado com sucesso também na indústria de softwares.
Veremos a seguir as definições, funções do Sistema Kanban suas vantagens e desvantagens.

O que éKanban?

Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa registro ou placa visível (cartão visual).
Em Administração da produção isso se traduz por um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca‐se um Kanban em peças ou partesespecíficas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve‐se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permiteagilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time ‐ metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por TaiichiOhno e Toyota Sakichi conhecida como Sistema Toyota de Produção.
Completando o conceito

A definição acima generaliza a definição e restringe a aplicação quando escreve que o Kanban “pode” ser aplicado em indústrias montadoras desde que o nível de produção não oscile em demasia.
Na verdade o Kanban pode ser aplicado em quaisquer atividades de movimentação ou estocagem de materiais, seja emaplicações industriais ou comerciais.
Além disso, podemos aplica‐lo também em situações em que o consumo oscila, porém temos que controlar essa variação assim como as variações dos tempos de reposição.
Talvez essa pratica tão eficiente seja pouco difundida no Brasil justamente pela falta de conhecimento e literatura sobre o assunto.
Veja abaixo as vantagens e desvantagens do sistema Kanban naTabela 1:
Tabela 1
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Trata de um item isoladamente, não repassa erros de parâmetros ou de cadastros para outros itens. | Não integra informações do futuro. |
Quando o consumo for igual a “zero” o Kanban é alimentado e depois bloqueia a produção e as compras, evitando a constituição de estoque não planejado. | Utiliza cobertura vertical, ou seja, quando o consumo for“zero”, o estoque será reabastecido até a zona verde. |
Por se tratar de um sistema de cartões, se baseia no estoque físico. Menos suscetível a diferenças de inventários. | Flexibilidade limitada ao dimensionamento do estoque. |
Repõe a quantidade consumida, não há risco de compra exagerada de materiais. | |
Simplicidade: Necessita análise e acompanhamento de somente 2 parâmetros (Consumo e LeadTime). | |

Como funciona

O sistema de gestão Kanban funciona dentro de uma lógica de reposição de materiais, onde devemos controlar com atenção dois parâmetros: O consumo (ou saída) e o tempo de reposição, também conhecido como lead time.
É bastante simples. Imagine que você tem um estoque de canetas e que sua venda diária de canetas é de 50 unidades, demonstrado na Figura 1. Se o seuestoque inicial era de 500 peças no dia 1, você vai consumir 50 unidades por dia, até que seu estoque chegue à zero no dia 10.

Figura 1

Agora imagine que seu fornecedor de canetas demora dois dias úteis para entregar o pedido de reposição, a contar da data de emissão da sua ordem de compra, e sua empresa faz um pedido por semana.
Figura 2

Conforme demonstrado na Figura 2, o pedido é...
tracking img