Brochadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Processo de Fabricação Mecânica








[pic]







Turma: 2º semestre 2004

Universidade Braz Cubas
Operação Brochamento


A operação brochamento consiste em remover linearmente e progressivamente o cavaco da superfície de um corpons mediante uma seqüência ordenada de cortantes, chama-se brochadura; o utensílio especial chama-se brocha e a máquina que permiterealizar a operação brochadeira.
A brochadeira pode ser interna, se o utensílio atua num furo vazado ( afim de transformar o perfil ), ou externa, se o utensílio atua sobre uma superfície aberta. É executada em máquinas de movimento retilíneo. Estas podem ser de comando mecânico ou de comando óleodinâmico; Além disso podem ser fabricadas de modo a atuar sobre o utensílio no sentido decomprimi-lo ou tendê-lo. As brochadeiras que solicitam o utensílio por compressão são quase sempre verticais, ao passo que aquelas que solicitam o utensílio por tração podem também ser horizontais.
Para a brochadeira, também é necessário uma aparelhagem auxiliar porta-peça a ser aplicada a plataforma da máquina.
Brochadeiras para internos: As máquinas mais comuns que realizam a brochadura interna têmo mandril situado segundo um eixo horizontal com a brochadura interna podem-se abrir uma ou duas cavidades para chavetas em furos cilíndricos, ou, então, transformar o perfil de um furo de circular para ranhurado, riscado, quadrado, hexagonal, etc.
Brochadeiras para externos: Podem ser construídas de modo a ter uma disposição horizontal ou vertical. Elas estão em condições de realizar osemi-acabamento ou acabamento de perfis externos.


Operação Mandrilagem


Esta operação consiste em alargar uma câmara cilíndrica, ou um furo, a fim de levá-los para a medida desejada. O mandrilamento executado pela clássica máquina mandriladora apresenta muita analogia com o torneamento, pelo fato que o utensílio remove o cavaco segundo uma trajetória circular, mas, no que diz respeito aomovimento de trabalho, ao posicionamento do utensílio e da peça, apresenta diferenças substâncias. De fato, o moto de trabalho é assumido pelo utensílio, ao passo que o moto de avanço ( retilíneo e constante ) é assumido pela peça ou pelo utensílio. Por este motivo, o utensílio é colocado sobre um especial mandril rotatório, enquanto que a peça é presa ao barramento da máquina. As operações namandriladora são preferidas para aquelas peças de notáveis dimensões ou pouco manuseáveis como armações de máquinas, bases de motores etc. Com o mandrilamento se obtem superfícies cilíndricas ou cônicas internas ( furos e câmaras) segundo eixos perfeitamente paralelos entre eles e com afastamentos preciosos dentro da tolerância. Com as mandriladoras atuais, de fato, podem-se executar os faceamentos, asfresagens, os rosqueamentos também segundo eixos ortogonais, ou diametralmente opostos, usando utensílios apropriados.
Tipos de Mandriladoras:

• Mandriladoras universais horizontais;
• Mandriladoras universais com posicionador numérico a programa;
• Mandriladoras universais verticais;
• Mandriladoras verticais com repetidor automático;
• Mandriladoras múltiplas;
•Mandriladoras especiais para usinagens transversais e axiais;
• Mandriladoras horizontais para usinagens de precisão.

Utensílios para mandrilar:

1. Hastes cilíndricas;
2. Lâminas;
3. Brocas de correção helicoidais;
4. Alargadores integrais;
5. Alargadores de bucha;
6. Alargadores de lâminas aplicadas;
7. Alargadores expansíveis;
8. Alargadores cônicos evazadores;
9. Brocas de centrar.


Operação Retificação


A operação desenvolvida pelas retificadoras chama-se retificação, é indispensável para peças de aço temperado, pois elas, tendo sido mergulhadas no banho de esfriamento, têm sofrido deformações apreciáveis. Com a retificação é possível corrigir todas aquelas imperfeições de natureza geométrica, causadas pela têmpera. Ex:...
tracking img