Kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
KANBAN
O Sistema KANBAN, embora não seja algo novo (as primeiras implementações no Brasil datam das décadas de 80 e 90), vem sendo muito difundido e utilizado na indústria brasileiras nos últimos anos.Esse Sistema é usualmente composto por quadros e cartões visuais que auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartões disponíveis nos quadros, sãotomadas as decisões priorização de produção, setup de máquinas e até mesmo de paradas de linha para manutenção.
“Se o controle de produção não puder ser tratado de maneira adequada, o controle de estoque é impossível. Mas não é verdade dizer que o controle de estoque pode ser bem sucedido se o controle de produção for bem feito. Não é uma boa idéia planejar a movimentação de uma peça com ocontrole de estoque quando isso deve ser feito com o de produção. O controle de estoque não é necessário se o controle de produção puder ser feito com perfeição. A partir desta idéia, originou-se o sistema Kanban.” (Taiichi Ohno, 1985)

O Sistema Kanban pode ser composto apenas por Kanbans de Produção ou por Kanbans de Produção + Kanbans de Movimentação.
Kanban de Produção:
O Sistema Kanbancomposto apenas pelos Kanbans de Produção é muito mais simples e, por este mesmo motivo, muito mais utilizado pelas empresas. O Loop de movimentação dos cartões é simples e a lógica do sistema é direta: ou os cartões estão no quadro, ou estão no estoque junto com o produto acabado.

Kanban de Movimentação:
Exite um Sistema Kanban mais complexo composto por dois loops de cartões, sendo um deles o loopde produção e o outro o loop de movimentação (também chamado do 'retirada' ou 'transporte'). O primeiro loop sinaliza a produção de novas peças, e o segundo sinaliza o transporte para outras áreas, unidades ou distribuidores. A produção só recebe o aviso de necessidade se o produto efetivamente saiu da empresa. A lógica é um pouco mais complexa e a implementação mais trabalhosa. Por isso poucasempresas utilizam o Sistema Kanban Completo, com Kanban de Produção e Kanban de Movimentação.

KANBAN E JUST IN TIME
O Sistema KANBAN foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques ("Kanban" significa "cartão visual" em japonês) com a função primordial de viabilizar a produção "Just in Time". Portanto o ganho real no sistemaprodutivo advém do funcionamento "Just in Time" da operação e não necessariamente da aplicação ou não de Kanbans.Quando não está claro o conceito por trás do Just in Time, a implementação do Kanban é ruim e não gera bons resultados. Entender o Just in Time, e o motivo pelo qual ele foi concebido, é o primeiro passo para a elaboração de um projeto de melhoria de desempenho de entregas e redução decustos.
As relações de causa-e-efeito, bem como a visão do que é objetivo e o que é ferramenta para atingí-lo, não são claras para a maioria das pessoas. A associação acaba sendo inevitável porque os dois termos começaram a ser utilizados na mesma época, sempre associados ao ‘novo sistema de produção’ vindo do Japão. Sempre que se falava de Just in Time, associava-se imediatamente o Kanban e o SistemaToyota de Produção. Mas o Just in Time e o Kanban são coisas fundamentalmente diferentes. Na sequência vamos definir os dois termos.
JUST IN TIME
O Just in Time é um conceito cujo objetivo é aumentar a competitividade das empresas, criando ou modificando processos a ponto de serem capazes de entregar o que o cliente necessita, na quantidade, onde e como ele necessita. E fazer tudo isso commenos estoques, e consequentemente menos custos. Não há uma forma pré-definida de como isso deve ser feito, e nem ferramentas padrão a serem aplicadas. No entanto o conceito é claro: aumentar a satisfação do cliente através de um desempenho de entrega muito superior e com menores custos. Realizar entregas “just in time” é um objetivo, um padrão a ser atingido.
KANBAN
A palavra Kanban vem do...
tracking img