Kaizem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CEUMA

JOÃO ALVES FILHO

















APLICAÇÃO DA MELHORIA CONTINUA (KAIZEN): MELHORIA NA DESCARGA FERROVIA DE SOJA



















São Luís – MA

2012

JOÃO ALVES FILHO



















APLICAÇÃO DA MELHORIA CONTINUA (KAIZEN): MELHORIA NA DESCARGA FERROVIARIA DE SOJA



Pré – projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para aapresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Produção.

Orientador (a): Raquel Saif









São Luís – MA

2012

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO..............................

JUSTIFICATIVA.....................................................................................OBJETIVOS............................................................................................

GERAL................................................................................................

ESPECÍFICOS..................................................................................

REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................

METODOLOGIA DA PESQUISA.........................................................CRONOGRAMA.....................................................................................

REFERÊNCIAS...........................................................................................

































1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO


O kaizen é visto como arma competitiva, assim, nos anos 50, os japoneses retomaram as ideias da aplicação da melhoria continua, aplicadatambém na administração, e as críticas delas decorrentes, fizeram com que tomassem atitudes na busca, então para renovar sua indústria, desenvolveram o conceito de aprimoramento contínuo, Kaizen. Essa prática (exprimindo uma forte influencia na vida oriental e sendo, por sua vez também, uma filosofia, uma cultura) visa o bem não somente da melhoria da empresa como do homem que trabalha nela. Asempresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa seja em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processosadministrativos. Uma empresa competitiva que visa crescimento com o propósito de geração de valores nas perspectivas de clientes, acionistas, a. base da melhoria continua, esta estruturada, na cultura Toyota e nos princípios de produção.


Neste trabalho iremos estudar os seguintes problemas, existentes nos silos de grãos de soja localizados em São Luís - MA: Baixa demanda na descarga ferroviária desoja, evidenciar ociosidade dos transportadores e moegas de descargas, calcular a vazão correta do silo pulmão, conjugar fluxo silo pulmão, com o fluxo do transportador (18k-01) durante a descarga ferroviária de soja.

Como a melhoria continua (kaizen), pode contribuir, para a eliminação das “perdas”, aperfeiçoarem recursos, e propor melhoria no processo de descarga ferroviária?2. JUSTIFICATIVA




O presente estudo visa apresentar o aumento na demanda de descarga ferroviária de soja, através da aplicação da melhoria continua (kaizen), aplicado a um processo produtivo na busca pela eliminação dos desperdícios que enfrentamos em todo e qualquer processo industrial.


A principal relevância deste estudo esta na satisfação de clientes em receber produtos com qualidade,quantidade certa e no tempo certo. Para a organização a importância é ainda maior porque o kaizen para a empresa desenvolve a participação de pessoas no processo produtivo, cria um espírito de equipe voltado para o melhoramento contínuo da empresa como um todo além de desenvolver o capital humano que é seu maior patrimônio.


Nas ultimas décadas a indústria cresce a uma velocidade jamais vista....
tracking img