Billy elliot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia

Energia eólica
A energia eólica vem aumentando nos últimos anos sua participação no contexto energético brasileiro. Desde a criação do Proinfa (Programa de Incentivo às FontesAlternativas de Energia Elétrica), e, posteriormente, os sucessivos leilões de compra e venda deste tipo de energia, a participação na matriz elétrica brasileira passou de pouco mais de 20 MW paraaproximadamente 1.180MW. 

São 59 parques eólicos atualmente em operação. Nos últimos dois anos, o governo federal contratou a construção de 141 novos empreendimentos, que serão entregues entre 2012e 2013. São investimentos de R$ 16 bilhões. 


A energia eólica é uma opção complementar à fonte hidrelétrica, predominante no sistema brasileiro
O compromisso estabelecido pelogoverno é diversificar a matriz energética, organizar leilões que contratem energia pelo menor preço e que garantam a sustentabilidade ambiental.

A energia eólica é uma opção complementar à fontehidrelétrica, predominante no sistema brasileiro.

A expectativa para os próximos dez anos é de que a capacidade instalada no País aumente em 63.400 MW. Deste montante, 18 GW devem produzidos apartir das fontes alternativas complementares, entre elas a energia eólica.  

O Brasil é o País mais promissor do mundo em termos de produção de energia eólica, na avaliação do Global WindEnergy Council, organismo internacional que reúne entidades e empresas relacionadas à produção desse tipo de energia. 

A região que se destaca é a Nordeste: mapas eólicos desenvolvidos pelo CentroBrasileiro de Energia Eólica apontam que a área tem uma das melhores jazidas do mundo, contam com boa velocidade de vento, baixa turbulência e uniformidade. O potencial total é estimado em 30 milMW. Em termos estratégicos, este tipo de matriz é importante, porque os ventos são mais fortes nos períodos de seca (entre junho e dezembro), quando a produção das hidrelétricas tende a...
tracking img