Justificativa de projeto de literatura a literatura e a música

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE LITERATURA: “A LITERATURA E A MÚSICA”
Professora Vânia Franco
IFES - Campus Itapina - ES

APRESENTAÇÃO

A literatura abre um leque de possibilidades para o seu estudo, não só as relações humanísticas que podem ser elencadas, como o aspecto social e histórico que uma obra literária pode conter. Segundo (Vigotski, 2003:228) a literatura é uma recriação da realidade, ela apresentaum produto sumamente complexo, elaborado pelos elementos da realidade, ao qual aporta um conjunto de elementos totalmente alheios.
A literatura promove diversas relações, inclusive com a história social, mas nunca a reproduz fielmente. Se pensarmos a literatura segundo (Kristeva, 1974) em que todo o texto se constrói como mosaico de citações, todo o texto é absorção e transformação de um outrotexto, avaliamos que a literatura aporta à vários olhares, atentos à história, a sociedade e ainda ao fantástico que é a criação, ou seja, ao campo da ficção. Por isso, embora em certas histórias literárias a história em sua plenitude seja modificada é possível relacionar a história à ficção, mesmo que muitas vezes imbricadas, seja quase impossível pela verossimilhança que o autor constrói otexto, perceber a diferença entre uma e outra.
Ao pensar o ato da criação, a liberdade que o autor constrói o texto é possível relacionar o ato de interpretar o texto lido. O leitor também tem a liberdade de interpretar de acordo com a sua vivência. A obra literária e a grandeza do texto se constroem nas plurisignificações que ele pode assumir levando em consideração a escrita do autor e asdiferentes interpretações do leitor. Ainda nesse emaranhado de possibilidades, a literatura transforma o leitor que a vivencia, talvez como forma de resolver os seus próprios conflitos. Uma mesma obra permite ao longo dos anos diversas leituras, provavelmente, em diferentes fases da vida de uma pessoa ou na promoção da leitura.
A literatura tem múltiplas facetas: o ato de escrever, o ato deinterpretar, o diálogo com as diferentes artes, as relações sociais, históricas e humanas. A literatura compreende uma gama de significados, a palavra literatura é, portanto, plural, porque literatura é arte. E sob essa perspectiva é possível entender porque transita com tanta facilidade às outras artes. A literatura pode dialogar com fotografia, pintura, escultura, música, dança e com o cinema.PROBLEMATIZAÇÃO

O aluno do ensino médio chega ao ensino superior sem conseguir ler e interpretar de forma a usufruir, no futuro, da totalidade do conhecimento da graduação escolhida. Sem haver desenvolvido essas habilidades nos anos anteriores, não conseguirá se desenvolver de forma plena, uma vez que para o bom entendimento de qualquer disciplina é necessário saber interpretar.Sabe-se também que para uma boa argumentação, é necessário escrever bem. Isso requer assimilar tanto conhecimentos gramaticais quanto conhecimentos de mundo (científicos, enciclopédicos, etc), para que no texto produzido haja clareza e desencadeamento de ideias. Percebe-se na sociedade em geral, a falta do interesse pela leitura, talvez pelo uso mais fácil de tecnologias e mídias, ou falta deacesso aos livros, o fato é que os alunos desta escola não estão longe dessa realidade, poucos lêem, ou quando lêem é porque os professores pedem. Partindo disso, surgiu a idéia de aventurá-los no mundo da leitura, mas com o propósito de ler com prazer, gosto, estimulando, então, o pensamento crítico e criativo e tentar sanar a idéia de que “ler é muito chato”. Para o desenvolvimento deste projeto,pensou-se a princípio em contos, devido à facilidade de leitura e aquisição dos mesmos. Num segundo momento, que esses alunos tenham contato com letras de músicas que promovam a intertextualidade com a literatura; e que, num terceiro momento, produzam letras de músicas.

JUSTIFICATIVA
Esse Projeto visa melhorar a aprendizagem do educando em relação à leitura e a escrita, pensando ampliar os...
tracking img