Trabalho domestico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vemos que a súmula vinculante pacífica controvérsias relevantes e desafoga o poder judiciário. Mais, será que a súmula vinculante em sua essência, abrange profundamente a analise de todos os casos, e a devida atenção jurídica das necessidades sociais? É claro que, não podemos descartar a ideia, que a sumula vinculante vigi e influi em nosso meio social de maneira eficaz. Posiciono-me de formadesfavorável a súmula vinculante porque, a súmula vinculante bloqueia a liberdade de pensamento da decisão dos magistrados, e também não permite o maior aprofundamento nos estudos de determinados processos, ou seja, a súmula vinculante é apenas uma maneira de resolver mais rápido os processos que estão acumulados.

Entreviste algum operador do direito sobre sua opinião a respeito da súmulavinculante.

A súmula vinculante é um mecanismo pelo qual os juízes são obrigados a seguir o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ou pelos tribunais superiores, sobre temas que já tenham jurisprudência consolidada.
A súmula vinculante tem muitos aspectos favoráveis, o argumento que mais pesa em seu favor é o da celeridade da Justiça, pois hoje o Poder Judiciário, é muito lendo, edevido a isso, alvo de inúmeras críticas por toda a sociedade. Sem contar que com ela há uma economia financeira incalculável, vetando andamento de recursos que já sabemos que não serão promissores.
Por outro lado, e pesando argumentativamente contra a súmula vinculante, é que a súmula vinculante possa vir a engessar a Justiça. Os juízes não estarão mais estimulados a pensar e podem acabar setornando uma coletividade burocrática e sem opinião, aplicando mecanicamente apenas a sumula vinculante e mais ela retira a criatividade dos juizes e limita o poder de argumentação das partes.
E além do mais, vincular de forma absoluta as decisões judiciais de primeira instância a Tribunais Superiores sempre acaba trazendo o risco de enrijecer o direito.

Vemos que a súmula vinculante pacíficacontrovérsias relevantes e desafoga o poder judiciário. Mais, será que a súmula vinculante em sua essência, abrange profundamente a analise de todos os casos, e a devida atenção jurídica das necessidades sociais? É claro que, não podemos descartar a ideia, que a sumula vinculante vigi e influi em nosso meio social de maneira eficaz. Posiciono-me de forma desfavorável a súmula vinculante porque, asúmula vinculante bloqueia a liberdade de pensamento da decisão dos magistrados, e também não permite o maior aprofundamento nos estudos de determinados processos, ou seja, a súmula vinculante é apenas uma maneira de resolver mais rápido os processos que estão acumulados.

Entreviste algum operador do direito sobre sua opinião a respeito da súmula vinculante.

Drª Sara de Paula S. Leme – Advogana cidade de Itaporanga, SP e professora da FAFIT (Faculdades Integradas de Itararé).

A súmula vinculante é um mecanismo pelo qual os juízes são obrigados a seguir o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ou pelos tribunais superiores, sobre temas que já tenham jurisprudência consolidada.
A súmula vinculante tem muitos aspectos favoráveis, o argumento que mais pesa em seufavor é o da celeridade da Justiça, pois hoje o Poder Judiciário, é muito lendo, e devido a isso, alvo de inúmeras críticas por toda a sociedade. Sem contar que com ela há uma economia financeira incalculável, vetando andamento de recursos que já sabemos que não serão promissores.
Por outro lado, e pesando argumentativamente contra a súmula vinculante, é que a súmula vinculante possa vir a engessara Justiça. Os juízes não estarão mais estimulados a pensar e podem acabar se tornando uma coletividade burocrática e sem opinião, aplicando mecanicamente apenas a sumula vinculante e mais ela retira a criatividade dos juizes e limita o poder de argumentação das partes.
E além do mais, vincular de forma absoluta as decisões judiciais de primeira instância a Tribunais Superiores sempre acaba...
tracking img