Teoria organizacional - max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Os tipos de autoridade discutidos por Max Weber podem ser visualizados nas organizações, independente do ciclo de vida e das tendências relevantes para o século XXI?
R. Sim, os três tipos deautoridade(poder): Legal, Carísmática e Tradicional ainda são vistos nos dias de hoje, tanto na hierarquia formal quanto informal.

2 – Quais as principais disfunções da burocracia? Que estratégiasos dirigentes das organizações podem programar para transformar as disfunções em aspectos positivos para as organizações, grupos, indivíduos e sociedade?
R. Disfunções da Burocracia
Para Weber, aburocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Todavia, ao estudar as conseqüênciasprevistas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, notou também as conseqüências imprevistas (ou indesejadas) e que a levam à ineficiência e às imperfeições. A estasconseqüências imprevistas, deu-se o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto.Características da Burocracia Disfunções da Burocracia
1. Caráter legal das normas
2. Caráter formal das comunicações
3. Divisão do trabalho
4. Impessoalidade no relacionamento
5. Hierarquizaçãoda autoridade
6. Rotinas e procedimentos
7. Competência técnica e mérito
8. Especialização da administração
9. Profissionalização 1. Internalização das normas
2. Excesso de formalismo e papelório3. Resistência a mudanças
4. Despersonalização do relacionamento
5. Categorização o relacionamento
6. Superconformidade
7. Exibição de sinais de autoridade
8. Dificuldades com clientesPrevisibilidade do funcionamento Imprevisibilidade do funcionamento

As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a chamada organização...
tracking img