Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VARIAÇÕES DO JUST-IN-TIME NA INDÚSTRIA
AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA


1. Introdução ao Just-in-Time

O Just-in-Time (JIT) é um modelo de gestão da produção, em que os insumos são fornecidos apenas no momento em que serão processados. Este sistema veio substituir o Just-in-Case, no qual grandes quantidades de materiais e produtos ficavam estocados para estarem disponíveis quando fossemnecessários ao processo produtivo. O principal objetivo do JIT é a diminuição dos estoques e a consequente redução de custos, pois, com ele, torna-se necessária menos área disponibilizada e menor capital empatado.
A produção baseada no JIT é puxada (pull system). Isto significa que um produto só é fabricado quando é feito um pedido de compra por parte do cliente. É desencadeada, então, uma reação emcadeia para trás que vai até a requisição dos insumos necessários à produção junto aos fornecedores. Ao contrário, no sistema de empurrar (push system) os produtos são fabricados e depois vão para um estoque onde aguardam até serem vendidos ou entrarem em uma etapa seguinte de processamento.
A implantação de um sistema de produção JIT requer uma grande flexibilidade na programação da linha deprodução e, acima de tudo, uma ótima sincronia de trabalho entre cliente e fornecedores.
A indústria automobilística brasileira nunca se caracterizou por empregar métodos de produção de vanguarda, se comparada com empresas do mesmo setor em outras partes do mundo. Entretanto, nos últimos anos, com a chegada de novas montadoras ao país e o aumento da concorrência no mercado mundial, ela tem sido obrigada arepensar o seu modo de operação para se manter competitiva. Diante disto, todas as montadoras têm adotado o JIT, levando a profundas modificações na sua relação com seus fornecedores.
Uma das principais dificuldades que surgem na adoção do JIT consiste no tempo de transporte do produto entre fornecedor e cliente. Uma grande distância entre os dois pode inviabilizar totalmente o fornecimento doproduto dentro do tempo necessário para que ele seja utilizado na linha de montagem. Este fato tem levado muitas empresas de autopeças a se transferirem para perto das montadoras. Muitas delas chegam até a se instalar dentro da área ocupada pela indústria automobilística.
Procuraremos neste artigo estudar as principais formas de JIT que têm sido
adotadas pela indústria de automóveis no Brasil.Além da abordagem tradicional,
analisaremos o JIT Sequenciado e o JIT por kits. Discutiremos, também, como a questão é enfocada no caso dos componentes de menor importância na montagem do automóvel (item C da curva ABC). Por fim, faremos uma pequena explanação dos sistemas de informação que têm sido utilizados para viabilizar o JIT.

2. Just-in-Time tradicional

Monden (1984) define Just-in-Timecomo “produzir as unidades necessárias em quantidades necessárias no tempo necessário”. Este conceito, juntamente com a Autonomação (controle autônomo de defeitos), são os suportes do Sistema de Produção da Toyota. Ele afirma que o principal propósito do sistema é reduzir os custos, mas também ajuda a aumentar o giro de capital e melhora a produtividade total da companhia.

Segundo Correa(1993), o principal objetivo do sistema JIT é a melhoria contínua.
Os estoques têm sido usados para evitar descontinuidades no processo produtivo, as quais são causadas por três tipos de problema: de qualidade, de quebra de máquina e de preparação de máquina. Reduzindo os estoques intermediários, estes problemas tornam-se cada vez mais visíveis. Desta forma, o JIT contribui para a identificação dosproblemas, tornando mais fácil eliminá-los. O autor coloca como elementos mais importantes no fornecimento JIT os lotes de fornecimento reduzidos, recebimentos frequentes e confiáveis, lead time de fornecimento reduzidos e altos níveis de qualidade.
Para viabilizar o fornecimento nestes moldes, é necessário desenvolver uma relação de parceria e ajuda mútua com os fornecedores. O primeiro...
tracking img