Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Segundo Voss (1987), just in time (JTI) é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais erecursos humanos. O JIT é dependente do balanço entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário. Ele é alcançado através da aplicação de elementos que requerem um envolvimento total dos funcionários e trabalho em equipe. A filosofia chave do JIT é a simplificação.
A aplicação do conceito de puxar a produção e do JIT conseguem reduzir o volume de inventário e propiciam maiorflexibilidade ao sistema produtivo. Isto torna este modelo conhecido como Produção Enxuta (FERRAES NETO, 2000).
Segundo Aguiar (2002) o JIT trouxe inúmeras inovações para a organização e gestão interna da produção. Ele diminui o desperdício pela redução de estoques, pois as peças devem estar disponíveis apenas na quantidade certa e no momento preciso.
No JIT os insumos são fornecidos apenas nomomento do processamento. O sistema substituiu o just-in-case, o estoque fica disponível para quando for necessário ao processo produtivo. O JIT visa diminuir os estoques, com a consequente redução de custos, pois utiliza menos recursos e menor área. Além disso, no JIT um produto apenas é fabricado quando é feito um pedido pelo cliente – o que desencadeia uma reação que vai até a requisição dos insumosnecessários junto aos fornecedores. Finalmente, a implantação do JIT requer uma grande flexibilidade na programação da linha de produção (HECKERT E FRANCISCHINI,1998).
O objetivo deste trabalho é expandir conhecimentos sobre Just in Time, seus objetivos, suas técnicas, os problemas quanto a sua implantação e compara Just in Time com MRP.

2. Aspectos metodológicos
Esta pesquisa pode serclassificada como pesquisa exploratória, que tem como objetivo caracterizar e definir o tema escolhido.
Segundo Mattar (1999), a pesquisa exploratória visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Por isto, é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte dopesquisador são, geralmente, insuficientes ou inexistentes.
Foi realizada uma pesquisa exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico. A pesquisa bibliográfica foi feita em periódicos, livros e outros artigos.

3. Objetivos do JIT
Os objetivos do JIT são: integrar e otimizar as etapas da manufatura; produzir produtos de qualidade; reduzir os custos de produção; produzir em função dademanda; desenvolver flexibilidade de produção; e manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores (ALVES, S/D).
No Just in Time, a qualidade deve ser alta porque transtornos na produção devidos a erros de qualidade reduzirão o fluxo de materiais, a confiabilidade interna de fornecimentos e geram o aparecimento de estoques. A velocidade em termos de fluxo de materiais é indispensável seo objetivo for atender à demanda diretamente com a produção, ao invés de através dos estoques. A confiabilidade é essencial para um fluxo rápido. A flexibilidade é extremamente importante para que se consiga produzir em lotes pequenos, atingindo fluxo rápido e lead times (tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário).

4. Filosofia Just in Time
A filosofia doJIT está fundamentada em fazer bem as coisas simples, em faze – las cada vez melhor e em eliminar todos os disperdícios em cada passo do processo. O líder do desenvolvimento do JIT no Japão foi a Toyota Motor Company. A estratégia da Toyota no Japão tem sido aproximar progressivamente a manufatura de seus clientes e fornecedores. Isso foi feito através do desenvolvimento de um conjunto de...
tracking img