Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO DA LITERATURA
A literatura de gerência de operações, logística e compras tem evidenciado o vínculo estreito entre as questões de fornecimento e a operacionalização de sistemas JIT (Schonberger e Gilbert, 1983; O'Neal, 1989; Billesbach, Harrison e Croom-Morgan, 1991; Dion et al., 1992; Fawcett e Birou, 1993; Karlsson e Norr, 1994; Hines, 1994). Percebe-se que o sucesso do JIT depende dodesempenho do sistema como um todo, sendo necessária a integração entre as diferentes funções (Spencer, Rogers e Daugherty, 1994). O estabelecimento de uma prática de entregas JIT parece ser o coroamento da implantação de um sistema de manufatura just-in-time. Não é por acaso que o evento, datado de 1973, em que a "Toyota permitiu a seus fornecedores entregarem diretamente às linhas de montagem,ligando-os plenamente ao seu sistema interno de aporte de peças" (Cusumano, 1988, p. 35) encerra a cronologia, iniciada em 1948, de desenvolvimento e implantação do Sistema Toyota de Produção, matriz do sistema JIT. De fato, seus benefícios têm sido reconhecidos em estudos conduzidos nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, nos quais inúmeras firmas consideraram a prática como um dos componentesmais importantes no processo de operacionalização de uma produção enxuta (Billesbach, Harrison e Croom-Morgan, 1991).
Destacam-se, portanto, os benefícios advindos de entregas JIT. Schonberger e Gilbert (1983) listaram as vantagens para o comprador e para o fornecedor das compras JIT, comparadas no Quadro 1 a seguir.
 

Os autores ressaltaram que o benefício mais aparente, para os compradores,seria a eliminação dos custos com oestoque alheio. O mais importante, no entanto, seriam a qualidade e produtividade, bem como a relação simbiótica que levaria a outros ganhos mútuos, como os de procedimentos administrativos de compra.
Para os fornecedores, "a felicidade estaria em ter um contrato exclusivo (ou praticamente), de longo prazo e invariável - que são as características de um acordo decompra JIT" (Schonberger e Gilbert, 1983, p. 65). Isso permitiria aos fornecedores beneficiarem-se de capacidade plena, retenção de mão-de-obra treinada e corte de seus próprios estoques.
Para Schonberger e Gilbert (1983, p. 68), mesmo com orientação de curto-prazo, "as compras JIT poderiam ser atraentes para muitas firmas manufatureiras, devido ao fato de que os custos combinados - preço,papelada, manutenção de estoques, transportes, defeitos e assim por diante - podem ser menores mesmo no curto prazo".
Estudo conduzido entre 23 firmas compradoras (OEM) na indústria automotriz americana quanto ao desempenho de determinados aspectos do sistema JIT (O'Neal, 1989) confirmou os benefícios anteriormente citados no fornecimento JIT: redução no número de fontes de fornecimento, aumento naintensidade de interação entre compradores e fornecedores, aumento na freqüência de entregas pelos fornecedores e redução nos estoques de produtos acabados.
Em pesquisa em diversos setores industriais, em que predominaram empresas dos setores de equipamentos de transporte, eletroeletrônica e máquinas (Fawcett e Birou, 1993) com grau moderado de adoção de compras JIT, os respondentes manifestaram-sequanto aos benefícios relativos a medidas de desempenho relacionadas ou não a custos. Entre estas últimas, as percepções foram de benefícios auferidos em melhorias na programação da produção, posição competitiva total, produtividade, qualidade e resposta dos fornecedores. Entre as medidas relativas a custos, o maior impacto percebido foi quanto à diminuição nos custos com estoques e com custos deretrabalho e sucata.
Os resultados dos estudos citados parecem indicar que, pelo menos do ponto de vista dos compradores, o fornecimento JIT só parece trazer vantagens. Mas há discordâncias na literatura, sobretudo quando se olha o lado dos fornecedores. Haveria muitos fornecedores, alegando que seus clientes tentam transferir a eles seus próprios problemas, sobretudo os estoques. Este...
tracking img