Acidentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrodutos ou conduites

Conduite Tigre
Tem como função de ser o percurso pelo qual os fios e cabos serão instalados para interligarem os componentes elétricos da instalação.
Sua função principal é proteger os condutores elétricos contra certas influências externas (ex. choques mecânicos, agentes químicos, etc.) podendo também, em alguns casos, proteger o meio ambiente contra perigos deincêndio e de explosão, resultantes de faltas envolvendo condutores e, até mesmo, servir como condutor de proteção. Os eletrodutos, que, em função do material usado podem ser metálicos ou isolantes ou ainda magnéticos ou não magnéticos, classificam-se, segundo a IEC ( International Electrotechnical Commission) http://www.iec.ch/ , em rígidos, curváveis, transversalmente elásticos e flexíveis. 
Osconduítes e eletrodutos são encontrados em duas versões respectivamente: rígidos ou flexíveis, metálicos ou plásticos.
Os rígidos são mais indicados para lajes e superfícies concretadas. Na maior parte das instalações os mais usados são os flexíveis, justamente por serem de mais fácil instalação; porém, deve-se evitar executar curvas com ângulos muito fechados pois podem impedir a passagem dosfios ou cabos.
 
O PVC é usado na fabricação de eletrodutos flexíveis e rígidos. Possui propriedades de isolação térmica, elétrica e à umidade, além de ser um material antichama quando formulado adequadamente.
1. Nos eletrodutos só devem ser instalados condutores isolados, cabos unipolares ou cabos multipolares, admitindo-se a utilização de condutor nu em eletroduto isolante exclusivo, quando talcondutor destinar-se a aterramento.
 
2. As dimensões internas dos eletrodutos e respectivos acessórios de ligação devem permitir instalar e retirar facilmente os condutores ou cabos após a instalação dos eletrodutos e acessórios.
Para isso, é necessário que:
(a) a taxa máxima de ocupação em relação à área da seção transversal dos eletrodutos não seja superior a:
 
- 53% no caso de umcondutor ou cabo;
 
- 31% no caso de dois condutores ou cabos;
 
- 40% no caso de três condutores ou cabos;
 
 
( b) não haja trechos contínuos (sem interposição de caixas ou equipamentos) retilíneos de tubulação maiores que 15 m, sendo que, nos trechos com curvas, essa distância deve ser reduzida de 3 m para cada curva de 90º.http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/eletricidade_eletrodutos.html

Uma instalação elétrica pode ser do tipo com fiação aparente ou embutida. Quando os condutores são abrigados, isto é, colocados dentro de eletrodutos, perfilados, eletrocalhas, bandejas, etc. chamamos de instalação elétrica embutida.
Os eletrodutos podem ser colocados dentro ou fora da alvenaria ou outro material, em gesso ou madeira, em máquinas, veículos terrestres, aéreos oumarítimos e uma série de outros locais onde haverá o uso da eletricidade ou comunicações.
Os eletrodutos, por sua vez, também podem ser colocados de forma aparente ou sobreposta, ou então embutidos no solo, no piso estruturado, em parede, no teto, etc.
Quando aparentes, podem ser fixos por abraçadeiras de diversos tipos ou soltos no chão, no caso de máquinas, obras ou instalações provisórias.Percebe-se que, quando o assunto é proteger a fiação, parece não haver limites, o quase chega a ser verdadeiro.
Conheça alguns modelos de eletrodutos e caixas de passagem de condutores elétricos ou para telefonia e dados.
http://www.youtube.com/watch?v=SfAeigiNApQ&feature=plcp

Em instalações elétricas aparentes costumamos usar o eletroduto de aço zincado. De acabamento esmerado, resistente àcorrosão, servindo de condutor para o aterramento, é um material realmente bom de usar.
Com duas pequenas exceções; a rosca que inexiste e as rebarbas internas.
Tanto o eletroduto como os seus acessórios, necessita que se passe a lima em seu interior, para não deixar quaisquer resquícios de rebarbas, já que possivelmente romperão a isolação dos fios, quando esses forem inseridos.
Um problema...
tracking img