Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA JUST IN TIME E LEAN MANUFACTURING

Rosane Galvan de Lima Simone Sagin

Resumo
A vantagem competitiva baseada na dimensão de tempo está associada aos objetivos da produção: velocidade, pontualidade e flexibilidade. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a Manufatura Enxuta (ME), com foco principal em Just in Time, que consiste de um sistema de programação para puxar ofluxo de produção e um sistema de controle de estoques que possui três objetivos: eliminar desperdício associado a qualquer atividade que não agregue valor, reduzir estoques e garantir que sempre que se faça necessário ter estoque, estes deverão estar disponíveis imediatamente antes do momento da utilização, assegurando a pontualidade.

Palavras-chave: Produção; qualidade; desperdício; estoques.Introdução

O sistema Just in Time utilizado para controlar o processo de manufatura atraves do sistema Kanban, originou-se nos supermercados norte-americanos onde os consumidores encontravam o que precisavam, no momento em que precisavam e na quantidade desejada. Por volta de 1953, foi aplicado por Taiichi Ohno, na Toyota, com a finalidade de reduzir inventarios, tempo de ciclo da producao,aumentar a velocidade da transferencia de informacoes e incrementar a produtividade buscando, desta forma, um sistema de administracao que pudesse coordenar a producao com a demanda especifica de diferentes modelos e cores de veiculos, com o minimo atraso. Enfocando a administracao da producao e tendo em vista toda extensao da cadeia produtiva, o JIT adota uma visao estrategica em busca devantagem competitiva, atraves da otimizacao do processo produtivo. O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamentos e mao-de-obra. O resultado e um sistema de manufatura capaz de atender as exigencias de qualidade e entrega, ao menor custo possivel. Cabe destacar que JIT e muito mais uma filosofia que necessariamente umatecnica, considerando o ambiente sistemico e as inter-relacoes dos sub-sistemas nele contidos, atraves de uma visao holistica.

Sistema Just-in-Time
O Just-in-time é um meio de produção que tem como objetivo disponibilizar materiais que são necessários para manufatura, só quando é preciso para utilização, para que o custo do estoque não seja maior.O JIT, é baseado na qualidade e flexibilidade doprocesso de compras, pode disparar o processo, conforme o Sistema Just-in-time é idealizado, um cartão ou um conjunto de cartões Kanban, poderá dar início ao processo de compras.O Sistema Just-in-time enfatiza a ideia de produzir itens somente quando eles são necessários. (Slack,2008 p.370).

Kanban
A utilização do Kanban é um método para operacionalizar o controle puxado. Kanban é uma palavrajaponesa, usada para o Sinal ou cartão. Ele controla a transferências dos itens, em etapas, numa operação. No Japão, em algumas empresas, eles são marcadores plásticos sólidos ou bolas de pingue-pongue. Independente do Kanban utilizado, o princípio é o mesmo: receber de um Kanban dispara a movimentação, produção ou suprimento de uma unidade ou um contêiner padrão de unidades. Conforme o autor Slack(2008, pg.380) se dois Kanbans são recebidos, esses disparam a movimentação, produção ou suprimento de duas unidades ou contenedores-padrão de unidades. Kanbans são o único meio pela qual a movimentação, a produção, a produção ou suprimento podem ser autorizados.Segundo Corrêa (2008, pg.610) kanban é uma palavra japonesa que significa cartão. Esse cartão age como disparador da produção de centrosprodutivos em estágios anteriores do processo produtivo, coordenando a producao de todos os itens de acordo com a demanda dos produtos finais. os sistemas de cartões kanban mais difundido atualmente é o sistema de dois cartões, utilizado inicialmente na fabrica da Toyota no Japão. Esse sistema consiste na utilização de dois cartões kanban, um deles determinado kanban de produção e o outro kanban...
tracking img