Intimidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|

Indice

Introdução 3
Intimidade
Características da Intimidade 4
Dimensões da Intimidade 4
Intimidade Física vs. Intimidade Emocional 5
Importância da intimidade 5
Construção da Intimidade 6
Barreiras à troca de intimidade 6
Teoria de Guiddens 7
Intimidade em Crianças 8
Intimidade em Adolescentes 8Intimidade em Adultos 9
Intimidade e processos sociais 9
Conclusão 10
Bibliografia 11



Introdução

Ao fazer uma análise da sociedade, reparamos que muito se tem vindo a discutir sobre as relações interpessoais e a importância da intimidade como processo de socialização nas relações que, naturalmente, estabelecemos. Contudo, temas como este que vamosabordar ao longo do trabalho são ainda vistos como tabu. Apesar de toda a gente salientar a importância destes, a verdade é que são poucos os que se predestinam a discutir e reflectir sobre estes mesmos. Assim, este foi o principal motivo que nos conduziu à escolha do tema.
Antes de iniciar a abordagem ao desenvolvimento da temática, é necessário entender, antes de mais, que todas as relações etodas as interacções entre seres humanos não são feitas somente pela necessidade de transmissão de cultura e de influências, mas sobretudo pelo interesse e pela partilha de intimidade. Assim sendo, em todos os momentos de comunicação, sentimentos e emoção estão sempre presentes.
Posto isto, iremos abordar como a intimidade se desenvolve no ciclo do ser humano e impacto que estas têm nas relaçõespessoais dada a sua importância. Do mesmo modo, pretendemos identificar as principais barreiras na construção desta e entendê-la como processo fundamental na nossa socialização.

Intimidade

A palavra intimidade significa "secreto" ou "o mais interior" e abrange a proximidade que criamos em relação aos outros, seja ela emocional ou física. Muitas vezes, a definição desta abarca sentimentossexuais mas esta vai muito mais além que isto, esta será, então, uma partilha de momentos vividos nas relações que estabelecemos. Ser-se íntimo de outra pessoa é ter acesso ao carácter mais interior do outro e compreendê-lo, é ter a percepção e consciência da realidade mais secreta dessa pessoa.
A intimidade com o outro não deve implicar uma relação de dependência mas sim uma relação decomplementaridade. Assim, a intimidade "sã" deve basear-se numa forte autonomia individual, exigindo a capacidade de se ser independente ou de ter um adequado nível de diferenciação do self, confiança mútua e um nível adequado de auto-estima.

Características da Intimidade:
Hatfield (cit. por Narciso, 1996) identifica os seguintes atributos da intimidade:
* Revelação mútua de informações próprias epessoais;
* Escuta recíproca de confidencialidades;
* Preocupação profunda com o outro;
* Sentimentos intensos de amor;
* Conforto com a proximidade e com o contacto físico.

De acordo com o mesmo autor (Hatfield, 1982), há um número de características que:
* Marcam as relações íntimas (entre amantes, amigos, esposos, pais e crianças):
* Intensidade do gostar/amar;
*Profundidade e extensão da troca de informação;
* Variedade de recursos trocados;
* Capacidade de substituir recursos;
* Compromisso;
* Unidade de análise - de "eu" e "tu" para o "nós".

Dimensões da Intimidade:
* A dimensão pessoal - que abrange as vivências, a história pessoal, a comunicação e os estados humorísticos das pessoas, ou seja, tudo o que se refere ao serhumano como ser individual.
* A dimensão relacional - relacionada com os envolvimentos interpessoais, a relação, ou seja, tudo o que existe um contacto com outro objecto ou pessoa.
* A dimensão universal - não se encontra fixa, pois a intimidade varia consoante o contexto espacial, temporal, ou histórico.

Intimidade Física vs. Intimidade Emocional
O que mais necessitamos actualmente é de...
tracking img