Just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Kanban
Kanban é uma expressão japonesa com origem nos cartões utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipas da mesma linha de produção, e que designa um método de fabrico em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT).
Podemos dizerque o método Kanban é um método que determina a produção a partir da procura: de facto, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban’s, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de saída dos produtos a jusante do fluxo de produção.
Objectivos do método Kanban
Podemos identificar como principais objectivos do método Kanban os seguintes:
• regular internamente asflutuações da procura e o volume de produção em cada secção de forma a evitar a transmissão e ampliação dessas flutuações;
• minimizar as flutuações do stocks de produto acabado com o objectivo de reduzir os custos de stockagem;
• descentralizar a gestão da fábrica, criando condições para que as chefias directas desempenhem um papel de gestão efectiva da produção e dos stocks;
• produzir asquantidades solicitadas no momento em que são solicitados.
Aplicação do método Kanban
Pelas suas características, o método Kanban apenas pode ser aplicado em sistemas de produção repetitiva, em que os produtos são estandardizados e a produção é relativamente estável, sendo obrigatório que o processo de produção esteja organizado em série.O termo Just-in-Time (JIT) denomina uma filosofia de organizaçãoda produção de bens ou serviços que incorpora um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a melhoria de desempenho global dos sistemas produtivos, focado, principalmente, na minimização das perdas (tempo e material).
Na verdade, ela representa o resultado de um esforço deliberadamente orientado para a melhoria das condições de gerenciamento da produção, incluindo o planejamento, aprogramação, a preparação e o controle das atividades do chão de fábrica.
Como ganhos resultantes de sua adoção, destacam-se a minimização dos estoques, a redução dos refugos por falta de qualidade, a diminuição das perdas de tempo em trocas ou preparação de máquinas, a melhoria no ritmo da produção, a melhor sincronização das operações, dentre outros.
Os exemplos de JIT mais bem sucedidos são encontradosem empresas com produção repetitiva de grande volume, de um mix delimitado de produtos e operando sob demandas estáveis. O mais conhecido e estudado desses exemplos é a Toyota, onde o sistema nasceu.
Em ambientes produtivos relativamente estáveis e condições de produção previsíveis, a adoção da filosofia JIT contribui para a simplificação de muitas tarefas típicas do PCP, sobretudo por implantarrotinas previamente definidas para grande parte dos processos de trabalho.
Como aplicar a filosofia JIT em ambientes dinâmicos?
Nos ambientes de negócio mais dinâmicos, com demandas instáveis e condições de produção de baixa previsibilidade, a adoção da filosofia JIT também pode gera grandes benefícios operacionais. Nestes casos, entretanto os melhores resultados globais são registrados quando aempresa incorpora também sistemas de informação e outras ferramentas gerenciais que assegurem aos gerentes elementos para enfrentar adequadamente as exigências próprias desses ambientes.
A dinâmica de muitas empresas - variações drásticas de demanda, restrições operacionais e tecnológicas que impactam o processo produtivo e políticas de atendimento especiais - exige o uso as ferramentasespecialistas, tecnicamente capazes de considerar as variáveis relevantes.
A experiência tem demonstrado que os benefícios se ampliam bastante quando as práticas JIT são suportadas por informações confiáveis disponibilizadas pelos sistemas ERP/MRP, APS (Advanced Planning Systems) e MES (Manufacturing Execution Systems. Aqui, incluem-se todas aquelas relacionadas com pedidos, materiais, recursos...
tracking img