Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC DE SAPOPEMBA

QUAIS AS PLATAFORMAS ? E COMO MIGRAR?

SÃO PAULO
2011

Gerenciamento de Sistemas Operacionais II
Quais As Plataformas? E Como Migrar?

Apresentação de uma pesquisa realizada a partir do tema: Quais as plataformas Linux? E como migrar? Demostrando as principais distribuições Linux e de que forma migrar do S.O. Linux para o S.O. Windows,e do S.O. Windows para o S.O. Linux.
.........................................................................

Profº. Robério

SÃO PAULO
2011
Sumário

INTRODUÇÃO 4

1 PLATAFORMAS e distribuições 5

1.1 O que são distribuições? 5
1.2 Principais distribuições Linux 5

2 Como Migrar de Plataforma? 8

2.1 Dual– Boot 8
2.1.2 Particionando o Disco Rígido (HD) 8
2.1.3 Particionar usando um CD de instalação de Sistema Operacional 8
2.1.4 Particionar usando um programa 14
2.2 Usando uma Máquina Virtual 14
2.3 Usando o Programa Wine 16

Referencias Bibliograficas 17

INTRODUÇÃO

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O QUE SÃO PLATAFORMAS, MOSTRAR ALGUMAS MANEIRAS DE MIGRARDE UMA PARA OUTRA, POR EXEMPLO, DO WINDOWS PARA O LINUX. SERÁ APRESENTADO TAMBÉM O QUE SÃO DISTRIBUIÇÕES E OS EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS COMO, O UBUNTU, DEBIAN E OUTROS.

1 PLATAFORMAS E DISTRIBUIÇÕES

PLATAFORMAS, NO CONTEXTO DA INFORMÁTICA SÃO SISTEMAS OPERACIONAIS, QUE É UMA ESPÉCIE DE GERENTE EXECUTIVO, OU SEJA, AQUELA PARTE DE UM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO QUE ADMINISTRA TODOS OSCOMPONENTES DE HARDWARE E DE SOFTWARE. ENTRE ELES OS MAIS CONHECIDOS SÃO: WINDOWS, LINUX E MACOS.

1.1 O que são distribuições?

As distribuições estão ligadas a empresas, cada empresa desenvolve sua distribuição de acordo com a funcionalidade que deseja, baseando-se sempre no mesmo Kernel.

1.2 Principais distribuições Linux

• Ubuntu GNU/Linux

Ubuntu é uma das distribuições Linuxmais populares da atualidade e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Originalmente baseada no Debian Linux, diferencia-se além do foco no desktop, em sua forma de publicação de novas versões, que são lançadas semestralmente.

• openSUSE GNU/Linux

OpenSUSE Linux é a versão livre do belíssimo sistema operacional Novell SuSE. Além de se comportar deforma muito estável e robusta como servidor, também é muito poderoso quando o assunto é desktop.

• Debian GNU/Linux

Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares. Ela serviu de base para a criação de diversas outras distribuições populares, tais como Ubuntu e Kurumin.

• Slackware GNU/Linux

Slackware Linux, junto com Debian e Red Hat, é uma dasdistribuições "pai" de todas as outras. Idealizada por Patrick Volkerding, Slack - apelido adotado por sua comunidade de usuários - tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança.

• Kurumin GNU/Linux

Idealizada por Carlos Morimoto, Kurumin é uma das distribuições Linux mais usadas em território nacional. Originalmente baseada no Knoppix, que veio doDebian Linux, esse sistema operacional se destacou por ser um desktop fácil de se instalar e agradável de se usar.

• Fedora GNU/Linux

"Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele era, no começo, um fork para a comunidade, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercadocorporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um servidor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja...
tracking img