Jusnaturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALGUNS TÓPICOS SUGERIDOS PARA ESTUDO DO TEMA DO TRABALHO DE PI (Jusnaturalismo)
Trabalho feito em grupo: Natielli,Cecília,Camila,Leo,Mônica,Talita,Paulo Victor,Dagmar,Valéria e Lana.


* Acorrente do jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem.
* O direito natural é universal, perpétuo, imutável einviolável.
* O direito natural é universal porque abrange todos os homens em todos os tempos e lugares e imutável em consequência da imutabilidade da natureza humana.
* O direito naturalprecede o direito positivo.
* Defende os valores humanos na sua individualidade até o mundo em sua plenitude. Dá valor supremo À dignidade da pessoa humana.
* Segundo Paulo Nader, o pensamentopredominante na atualidade é o de que o Direito Natural se fundamenta na natureza humana.
* Exemplos de direitos naturais: o direito à vida, à liberdade, à participação na vida social, à uniãopara a procriação da prole, à igualdade de oportunidades, à dignidade da pessoa humana.
* Exemplo na C.F. de 1988: Artigo 5°, inciso X.
* JUSNATURALISMO ANTIGO: Nessa época defendia-se aexistência de uma “lei verdadeira” (direito natural), conforme a razão universal e imutável, que não muda com o tempo nem o lugar.
* JUSNATURALISMO MEDIEVAL: Atribui-se ao Deus Cristão a origem dodireito natural. As normas eram reveladas e emanadas por Deus aos homens. Essas normas ou princípios morais são imutáveis, consagrados ou não na legislação da sociedade. (Principal pensador é SANTO THOMASDE AQUINO)
* JUSNATURALISMO MODERNO: a ideia de direito natural tem origem na razão e no antropocentrismo. HUGO GRÓCIO – PRINCIPAL PENSADOR DESSA ÉPOCA- separa a teologia do jusnaturalismo,acredita que o direito positivo deve se submeter ao direito natural.
* JUSNATURALISMO NO SÉCULO XIX: Com a influência da corrente positivista, buscava-se positivar o direito natural a fim de...
tracking img