Experimentos com aluminioaula pratica de fundamentos de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIMENTOS COM ALUMINIOAULA PRATICA DE FUNDAMENTOS DE QUIMICA

EXPERIMENTOS COM ALUMINIO

Introdução: O alumínio pode ser considerado um elemento bastante "popular" pois está presente em quase todas as esferas da atividade humana. As inúmeras aplicações em diversos setores da indústria (transportes: automóveis, aeronaves, trens, navios; construção civil: portas, janelas, fachadas;eletro-eletrônico: equipamentos elétricos, componentes eletrônicos e de transmissão de energia; petroquímica metalurgia e outros) e a freqüente presença no nosso dia-a-dia (móveis, eletrodomésticos, brinquedos, utensílios de cozinha, embalagens de alimentos, latas de refrigerantes, produtos de higiene, cosméticos e produtos farmacêuticos) ilustram bem a sua importância econômica no mundo contemporâneo. Aprópria reciclagem de embalagens de alumínio, setor no qual o Brasil se destaca, tem papel relevante do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Objetivos: Mostrar a corrosão do metal tanto em acido como em base mostrar seu caráter anfótero, qual é o mais rápido, qual o mais intenso.

Materiais: Anéis de alumínio retirados de lata de alumínio
Dois recipientesAcido clorídrico
Cloreto de alumínio

Reagentes: Acido clorídrico,
Cloreto de alumínio

Procedimentos: Dentro do recipiente A foi colocado acido clorídricos 50% e um anel de alumínio. Dentro do recipiente B foi colocados Cloreto de alumínio 25% e um anel de alumínio.

Resultados: a base corroeu o alumínio mais rápido que o acido.Discussões: A maioria dos metais reage com o ácido sulfúrico, em reação de simples deslocamento, com a formação de hidrogênio gasoso e sulfato do metal em reação. O ácido sulfúrico quando diluído com água ataca por esta reação o alumínio, o ferro, o manganês, o níquel e o zinco; no caso do cobre e do estanho necessita-se de ácido concentrado aquecido. São inertes ao ácido sulfúrico o chumbo e o tungstênio.Referencia: aula pratica prof Massai e LEE,J Química inorgânica são Paulo.Editora Edgar blucher, 2000.
Química e reações químicas - Volume 2 - Quarta edição
John C. Kotz e Paul Treichel
LTC Editora.

FLUORESCENCIA: CARBONATO DE CALCIO

Introdução: O fenômeno da luminescência é visualmente atraente e desperta a curiosidade das pessoas de todas as idades. Trata-se da emissão de luzresultante de um processo de excitação eletrônica, que pode ocorrer na forma de fluorescência (onde a emissão de luz cessa quando a fonte de energia é desligada) ou como fosforescência (que pode durar horas mesmo depois de desligada a fonte de luz). Neste artigo propomos a utilização do fenômeno de fluorescência como estratégia de ensino para desenvolvimento do tema estrutura atômica; maisespecificamente, do modelo atômico de Bohr. O fenômeno da fluorescência pode ser facilmente demonstrado através da utilização de materiais acessíveis como água tônica, espinafre ou hortelã, vitamina B2, sabões em pó e casca de ovo marrom.


Objetivos: Mostrar a emissão de fluorescência da clorofila.

Materiais: Folha de hortelã
Complexo B
Acetato de etilaAcido clorídrico
Ovo de galinha de casca marrom
Água Tonica
Filtro de papel
Béqueres de 250 ml
Luz negra

Reagentes: Acido Clorídrico
Acetato de etila
Água Tonica

Procedimentos: Trituraras folhas verdes e depois adicionar acetato de etila, e filtrar a soluçãonum copo. Depois apagar a luz e iluminar o filtrado com a luz negra, a emissão fica vermelha.
O ovo marrom e adicionamos acido clorídrico sobre a casca do ovo que é constituída de carbonato de cálcio, à medida que a casca do ovo é dissolvida, protoporfirina ix é liberada, e apagamos a luz com a luz negra observamos a emissão da cor vermelha.
E depois tire a casca do ovo e faz o pó, acrescente...
tracking img