Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Como trabalhar a indisciplina na escola
Autor:: Professor Jorge Fritscher
Editora: CEITEC
51 páginas



Conhecer o cérebro do adolescente:
o fio da meada paradesfazer os nós da indisciplina na escola


Dizer que a indisciplina na escola é o problema mais comentado entre os professores, seria lugar comum. Afinal, bastam alguns minutos em sala deprofessores de qualquer instituição escolar para que esta afirmativa seja confirmada. No entanto, isto poderia ser bem diferente. Em Como Trabalhar a Indisciplina na Escola, o Professor Jorge Fritscher abordaa questão de uma forma bastante original, o que faz com que o assunto passe a, literalmente, encantar os leitores. Na obra, o autor enfoca a necessidade de os profissionais de educação conheceremcomo funciona o cérebro do adolescente. Neste conhecimento, segundo o autor, está a chave para que professores e alunos convivam harmonicamente em ambientes escolares.

Além de discorrer comclareza e objetividade sobre pesquisas científicas atuais nas quais grandes nomes da neurociência afirmam ser o cérebro adolescente “maluco por natureza”, devido às transformações radicais, dentre asquais o processo chamado de exuberância ou superprodução, o autor ilustra reações tidas como meros casos de indisciplina, através de situações verídicas que lhes chegaram aos ouvidos em suas “andanças”pelo Brasil ministrando palestras. Não bastasse isto, a originalidade do autor vai além do que se espera ao ler apenas o título da obra: a cada situação verídica, vai intercalando textos de reflexão epensamentos escolhidos com maestria, uma vez que se encaixam às situações e dão ao leitor uma sensação de leveza mesclada à necessidade imperiosa de refletir suas próprias ações.

A cada umadas situações relatadas, um leitor professor visualiza situação idêntica já presenciada ou até mesmo vivenciada. Pode-se dizer, após a leitura do livro, que em qualquer canto do Brasil, quem sabe do...
tracking img