Juscelino kubitschek

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 22 de agosto de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Era filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, em 1927 formou-se como médico em Belo Horizonte.Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931. 

Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Milita. Em 1934, Kubitschek foi eleito deputadofederal, foi nomeado prefeito de Belo Horizonte em 1940 e de 1951 a 1955 foi governador de Minas Gerais.

Foi o primeiro presidente do Brasil nascido no século XX, quando no ano de 1956 foi eleitopresidente da republica por voto direto, com uma das campanhas mais memoráveis, com o slogan de “Cinqüenta anos em cinco” que visava transformar radicalmente o Brasil em apenas cinco anos. Assumiu ogoverno no dia 31 de janeiro de 1956 com Jango como seu vice-presidente.
No início de seu governo, apresentou ao povo o seu Plano de Metas que consistia no investimento em áreas prioritárias para odesenvolvimento econômico, infra-estrutura e indústria. E em ultimo instante incluiu sua 31º meta que era a construção de Brasília e a transferência da capital, que foi seu grande feito.
Jk teve grandeêxito no desenvolvimento da área industrial, atraiu investimento de grandes empresas internacionais. Grandes montadoras de automóveis como Ford e Volkswagen que foram se instalando no Sudeste do país, comisso aumentaram-se as oportunidades de emprego, aumentando a população, e conseqüentemente a urbanização.
Em novembro de 1965, se iniciou a construção de Brasília, principalmente os nordestinosforam contratados para trabalhar na construção da cidade, Brasília custou cerca de um bilhão de dólares, pois não havia estradas de ferro nem rodovias para transportar o material, então grande parte foitransportada por via aérea. Sua construção durou quase quatro anos, em 21 de abril de 1960 foi inaugurada passando a capital do Brasil do Rio de Janeiro para a mais nova Brasília.
Porém após tantos...
tracking img