Antonio lobo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antonio Lobo Antunes, em seus escritos traz uma linguagem bastante particular e mostra, não somente na crônica “Natureza morta com senhora”, mas em toda a sua produção, um sentimento que une opassado e o presente com as memórias e lembranças e as inovações literárias de sua obra.
O autor trabalha com uma linguagem bastante intrigante, usando uma obra de arte, uma pintura, aliada á temascotidianos, comuns as crônicas. Apenas algumas palavras como apetecer e equinócio, fogem do senso comum, presumidamente, da maioria dos leitores, uma vez que o estilo crônica trata de temas cotidianos emgeral.
Nessa crônica ele começa narrando a história de uma senhora viúva que aos oitenta anos ainda continua mantendo um ritual de alugar uma pequena casa na praia, todos os anos, desde a morte de seumarido e a saída de seus filhos de casa. Ele tenta descrever á todo o momento o espaço físico, mas nesse movimento ele acaba descrevendo a própria personagem como um não pudesse ser dissociado dooutro.
Essa personagem tenta de alguma forma manter viva a memória e as lembranças de seu marido e também de suas experiências do passado, pois sempre leva o retrato do seu falecido companheiro por aondequer que vá. Além disso, ela mantinha o hábito de ficar na casa perto da praia, todo mês de setembro, ainda que de lá ela não pudesse ver o mar e nem mesmo ouvir o barulho das ondas chacoalharem. Aoretratar esse hábito da personagem, o autor mostra que esse enredo é também psicológico, pois o ser humano, representado pela velha, mantém uma prática que a faz ter dignidade e memória, frente aosentimento de perda de sua própria família. A sua descrição se faz extremamente brilhante por conseguir extrair de uma pintura uma observação tão aprofundada acerca da vida.
No começo da crônica temos asensação de que ele descreve alguém que está vivo e passando por uma temporada numa cidade praiana, mas no meio da crônica o autor dá uma reviravolta fazendo o leitor perceber através de um recurso...
tracking img