Juscelino kubitschek

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Juscelino Kubitschek de Oliveira, mais conhecido como JK, nasceu no dia 12 de Setembro de 1902, em Diamantina no estado de São Paulo. Ele foi médico, militar e político brasileiro. Foi o primeiropresidente do Brasil a nascer no século XX e o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direito nascido após a Proclamação da República.

Juscelino foi Prefeito de Belo Horizonte, Governador deMinas Gerais e Presidente da República.

O governo de Juscelino foi marcado por um intenso e acelerado crescimento econômico: “Cinqüenta anos de progresso em cinco de governo” era o e lema. Suapolítica econômica, delineada no Plano de Metas, privilegiou, entretanto, particularmente o setor industrial. A política econômica adotada por Juscelino baseava-se na realização de investimentosdiretos, quase sempre precedidos de intensa emissão monetária, e na abertura ao capital estrangeiro. Tal estratégia econômica resultou na expansão e consolidação de um capitalismo extremamente dependente. Apolítica econômica adotada por Juscelino baseava-se na realização de investimentos diretos, quase sempre precedidos de intensa emissão monetária, e na abertura ao capital estrangeiro. Tal estratégiaeconômica resultou na expansão e consolidação de um capitalismo extremamente dependente.

A intensa emissão monetária agravou um processo inflacionário, enquanto a expansão do capital estrangeiro nopaís, atraído por favores ou privilégios concedidos pela SUMOC, ocasiono uma desnacionalização econômica. As empresas estrangeiras apossaram-se do controle da indústria-chave de nossa economia e, empouco tempo, passaram a remeter aos exteriores lucros e royalties superiores aos montantes de investimentos introduzidos originalmente. Aproveitando-se da existência de mão de obra abundante e baratae matéria prima local, criando nesses países uma elite consumidora. Os lucros obtidos eram enviados para o exterior, muitas vezes burlando as próprias leis locais. A política econômica traçada por...
tracking img